Skip to Content

Baixar programas elaborados em Software Livre

Basta clicar nos links para baixar os arquivos em seu computador:

Navegadores para internet desenvolvidos em software livre (mais leves e mais funcionais que o internet explorer): http://www.mozilla.com/

O OpenOffice.org é um pacote de aplicativos gratuitos de uso geral em escritório, composto por processador de texto, planilha eletrônica, gerador de apresentações e um programa de desenhos, compatíveis com a suíte Microsoft Office.

Apresentamos a seguir uma coletânea de softwares livres e gratuitos, em diversas áreas, que podem ser instalados em plataforma Windows. Para realizar a instalação, basta clicar no nome do aplicativo e seguir as instruções.

Baixe agora mesmo a versão 2.0.1, em português do Brasil, do BrOffice.org. Esta versão dispõe, além dos recursos do http://www.openoffice.org.br/download

Office/Design
Abiword Editor de texto com recursos comparáveis aos do Word da Microsoft. Salva documentos em HTML, RTF e em diversos outros formatos (o programa consegue abrir arquivos gerados pelo Word, mas não salva nesse formato).

Complemento: plug-ins.
PDF Creator

Gera documentos PDF a partir de qualquer programa do Windows.

The Gimp Editor gráfico que pode ser usado tanto como um simples programa para pintura quanto para retocar fotos, renderizar e converter imagens. É compatível com vários formatos de arquivos e pode ser uma alternativa ao Adobe Photoshop.

Complementos: livro 'Grokking the Gimp', tutoriais (Glossy Discs, Flashpoint Text, Glowing Outline, Starfields) e The Gimp 2.

Internet/Comunicação
FileZilla Cliente FTP rápido, com diversos recursos e interface intuitiva. Pode ser utilizado com SSH.
Miranda IM Programa para comunicação via internet que utiliza simultâneamente os protocolos de comunicação mais conhecidos: ICQ, MSN, AIM, Yahoo, etc. Leve e fácil de usar.
Mozilla
Navegador desenvolvido com cooperação da Netscape, também funciona como gerenciador de correio eletrônico e editor de páginas html (Composer).

Complemento: plug-ins.

Putty É um cliente telnet e SSH para Windows que dá ao usuário acesso a servidores remotos, permitido gerenciar arquivos e executar comandos numa máquina remota. É compatível com o novo protocolo SSH2.
TightVNC Programa cliente/servidor para acesso remoto a computadores usando interface gráfica. Com ele você pode acessar sua máquina de qualquer lugar conectado com a Internet.
WinHTTrack Com este software é possível fazer o descarregamento de um site de Internet inteiro (ou partes deste) e armazená-lo no computador, para consultá-lo posteriormente, quando estiver desconectado da Internet.
O HTTrack reconstrói toda a estrutura original do site localmente, com seus diretórios, páginas, imagens e outros arquivos disponíveis.
Multimídia/Jogos
Audacity Editor de áudio, permite gravar sons, tocar músicas, importar e exportar arquivos WAV, AIFF e MP3. Também permite mixar sons ou aplicar efeitos usando filtros.
Pode ler o formato MP3, desde que acompanhado de um codificador, que pode ser obtido na Internet.
Cdex

Utilitário que permite extrair faixas de CD para MP3 ou WAV. Trabalha com o mais novo utilitário de compressão mp3, o LAME.

Celestia

É um simulador espacial em tempo real que permite ao usuário experimentar nosso universo em três dimensões. Pode-se viajar através do sistema solar, para qualquer uma das mais de 100.000 estrelas ou até mesmo além da galáxia. O programa possui o recurso de zoom exponencial permitindo a exploração do espaço através de uma enorme variação de escalas.

CrackAttack Jogo.
NeverBall Jogo.
Really Slick Screensavers Disponibiliza uma coleção de protetores de tela para o seu computador.
Sokoban YASC  Jogo.
TuxPaint É um programa de desenho para crianças. Ele oferece uma interface simples e moldura de tamanho fixo e irá oferecer acesso a imagens anteriores usando um navegador de miniaturas dessas imagens.

Complemento: imagens adicionais.

Outros
7-Zip Possibilita compactar e descompactar arquivos. Suporta os formatos 7z (nativo), ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB. Sua taxa de compressão varia entre 30-50% melhor que o formato ZIP.
NetTime É um cliente simples de sincronização de tempo para Windows.
Scintilla Editor  Editor para arquivos texto, na mesma linha do Notepad.
Windows Privacy Tools Programa utilizado para criptografia.

Arquivos hospedados por: Centro de Comunicação - UNICAMP