Skip to Content

XVII ENEJA | Apresentação

1. Caráter do ENEJA: 

XVII ENEJA, movimento de luta, resistência e proposições, na direção da EJA como o lugar da classe trabalhadora que estuda!
Que recuperemos as perdas sofridas desde o golpe de 2016 e avancemos na construção de uma sociedade justa. 
Que Paulo Freire nos inspire!

2. TEMA: Educação, trabalho e capitalismo: impactos, lutas e resistências na EJA 

Ementa: Formas precarizadas do trabalho no mundo atual que negam o princípio educativo do trabalho como atividade que constitui o humano; as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras estudantes e para a EJA; lutas e formas de resistências nas brechas históricas, tendo em vista uma educação emancipatória na EJA. 

EIXO 1: Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho. 
Ementa: Diversidades transversalizadas pelo mundo do trabalho na atual conjuntura do capitalismo; direitos humanos e diversidade, inclusão e justiça social como políticas de estado; potencialidades emancipatórias da educação da classe trabalhadora na EJA. 

EIXO 2: Princípios curriculares para a EJA em diálogo com a Educação popular: como enfrentar a precarização do trabalho? 
Ementa: Princípios curriculares em diálogo com a Educação popular para jovens, adultos e idosos; trabalho como princípio educativo; estrutura curricular e organização do trabalho pedagógico considerando as especificidades dos jovens adultos e idosos; desafios para a expansão e qualificação da oferta da EJA/EPT. 

EIXO 3: Desafios para a organização dos fóruns de EJA do Brasil. 
Ementa: Fóruns de EJA como movimentos de resistência e de ações políticas contra hegemônicas e defesa do direito à Educação para todos, todas e todes; plano de lutas; construção de agenda. 

3. LEMA: Eja, a classe trabalhadora que estuda.

 

Voltar