Skip to Content

XVIII ENEJA | 2024 | Bélem | PA

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA)

Belém/PA

01 a 04/08/2024

Esquenta XVIII ENEJA - As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à Educação pública - 20/06/24

Esquenta XVIII ENEJA com Jamil Cury e Maria Margarida Machado - 22/05/2024

Esquenta XVIII ENEJA - POR UMA POLÍTICA NACIONAL DE EJA, FALAM OS ESTUDANTES - 30/04/2024

Objetivos

Refletir sobre os sentidos da Política pública, construída de forma democrática, na consolidação do direito à educação básica de todas as pessoas, - Compreender e direcionar as ações dos Fóruns de EJA de cada Estado, região ou municipio na direção da conquista efetiva da política pública de EJA. - Refletir sobre os desafios para organização da luta em defesa da Política Pública Nacional de EJA e sua implementação nos Estados e Municípios, com ampliação do acesso, mecanismos indutores e possibilitadores da permanência, como qualidade social. - Construir uma agenda de lutas para a ação política dos Fóruns de EJA no âmbito dos municípios, microrregiões, unidades da federação, regiões e nacionalmente, com vistas a implementação da política Nacional de EJA, articulando as organizações ão dos trabalhadores que demandam o direito à EJA.

 

Agenda

ESQUENTA XVIII ENEJA 2024 LIVE LANÇAMENTO - 23/08/2023 (Realizada)

LIVE 1 – 30 de abril

LIVE 2 – 15 de maio

LIVE 3 – 6 ou 13 de junho

LOCAL: CANAL DO YOUTUBE - portalforumeja.

 

Tema

EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: fundamentos para uma política pública nacional de EJA

Eixo 1. Política Pública Nacional que garanta o direito à educação da classe trabalhadora: ingresso, permanência e conclusão da educação básica com qualidade socialmente referenciada.  
Eixo 2. Da luta pela democracia ao direito à EJA: a educação na perspectiva popular e currículos emancipatórios. Ementa: A reconquista da democracia e dos direitos sociais e contexto político; Currículos emancipatórios na perspectiva da educação popular como política pública de direito com diversidade, equidade e justiça social, transversalizados pelo trabalho como princípio humano e educativo; a legislação brasileira e a elaboração das novas diretrizes curriculares para a EJA; os atuais desafios da modalidade em relação a formação das/dos/educadoras/es, a idade de ingresso, carga horária, EAD, formação profissional e as políticas de exames e certificação. 
Eixo 3. As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à educação pública: formação política, diálogo e participação dos movimentos sociais. Ementa: concepção de luta dos fóruns de EJA pela educação básica (antes e pós golpe 2016); o papel dos esquentas; função da coordenação nacional e articulação regional; intervenções dos Fóruns de EJA nos espaços da SECADI/ MEC, CNAEJA, FNE/ CONAE/CONAPES; os diálogos dos Fóruns de EJA nas esferas políticas (Congresso, Assembleias, Câmaras) em defesa da EJA; o ativismo organizado dos Fóruns de EJA como forma de resistência às decisões dos governos; repercussão nacional da luta dos Fóruns em cada local e território.
 
PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

Horário

01/08

Quinta-feira

02/08

Sexta-feira

03/08

Sábado

04/08

Domingo

8h

 

Acolhimento

 

Acolhimento

8:30

 

Mesa temática 1

Mesa temática 2

Plenária Final

 

10:30

 

Reunião por regiões com delegados

Trabalhos de grupos eixo 2 e eixo 3

 

12h

ALMOÇO (LIVRE)

 

14h

Recepção e Credenciamento

Trabalhos de grupo do eixo 1 e eixo 3

- Reunião por Segmentos

 

17h

 

 

- Lanche

 

18:30

Cerimônia de abertura

jantar

jantar

 

19:30

Conferência de Abertura

19h - Plenária Estudantes da EJA –

19h –

Programação cultural

 

  BAIXE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO