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Relatoria do GE 6: EJA E Juventude

Relatoria do GE 6 – EJA E Juventude

PONTOS LEVANTADOS NAS FALAS:

 Constatação da redução do conteúdo do noturno;
 Os jovens estão lá só para bagunçar, indisciplina;
 O adulto deverá “virar” a cabeça do jovem;
 Jovens em conflito com a lei;
 Professor despreparado para trabalhar com o jovem;
 Grande número de jovens atualmente na EJA;
 Conflito geracional.
 Mudança de valores na sociedade;
 Escola não atrativa;
 Família com uma história problemática;
 Sociedade excludente e preconceituosa;
 Necessidade de busca de parceiros para a escola;
 Comportamento do jovem não aceito pela sociedade e pela escola;
 A juventude busca se firmar, busca sua identidade;
 Jovens em constante mudança biológica;
 Falta de limites na sociedade;
 Omissão do poder público;
 Jovens assumindo uma maturidade muito cedo;
 Visão determinista influenciando negativamente nas ações.

ENCAMINHAMENTOS

 Necessidade de se garantir os direitos pautados no ECA;
 Garantia de uma idade mínima para ida do aluno para o noturno;
 Maior atuação dos Conselhos Municipais de Educação;
 Garantia da EJA, inclusive no diurno;
 Necessidade de se traçar um perfil e conhecer os jovens que estão na EJA;
 Abrir espaço para o diálogo com esses jovens;
 Garantia de mais encontros de formação de professores;
 Interação entre o poder público e a escola;
 Maior participação dos pais promovida pela escola;
 Necessidade de se repensar as questões pedagógicas;
 Atendimento de psicólogos, assistentes sociais, sociólogos à estes jovens;
 Oferta de espaços de lazer, saúde, esportes diversão, manifestações culturais;
 Formação entre professoras da EJA nos municípios;
 Parcerias com outras instituições e manifestações culturais que atendam essas demandas.