Skip to Content

Módulo II - Incidência em políticas públicas de educação ao longo da vida

Orientações para o Módulo II

Estimados e estimadas cursistas do II Curso de Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
Iniciaremos os trabalhos presenciais do Módulo II, na semana de 18 a 21 de outubro de 2011, do II curso de Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA com enfoque em “Incidência em Políticas Públicas de Educação ao Longo da Vida” na cidade de Brasília, no Hotel Saint Peter, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 Bloco D - Brasília – DF (f ones 3217-2700 e 3044-5000).
O objetivo deste módulo é desenvolver um processo de formação continuada e na sua atuação ao longo da vida, a partir da discussão das Conferências Internacionais de Educação de Jovens e Adultos, das políticas públicas de EJA, do papel dos Fóruns de EJA no Brasil, do papel do Estado e das organizações da sociedade civil, da democracia participativa na América Latina, da Educação Popular, da intersetorialidade e agendas de negociação e do novo Plano Nacional de Educação.
A metodologia de trabalho será desenvolvida por meio da apresentação oral de temas em mesas-redondas e debates com reflexões conjuntas sobre a gestão social em EJA. Neste módulo, ocorrerá uma relação permanente entre os níveis de percepção local, regional e global, de forma a enriquecer as diferentes visões e permitir a socialização de saberes.
O módulo será permeado por uma postura dinâmica entre os cursistas e professores, de modo a privilegiar a participação e a flexibilidade, numa perspectiva de equilíbrio entre os aportes conceituais e a construção coletiva da práxis.
O curso parte do pressuposto de que não há uma única resposta, preponderante e determinista. Nesse sentido, a convergência e a divergência serão tratadas na perspectiva da existência de agentes sociais em conflito, num mundo pautado pela diversidade, diferenças e desigualdades sociais . Dessa maneira, existe o convite para a atuação de forma criativa e transformadora para os projetos de educação, tanto formais como não formais para todas as idades, visando a institucionalização de um Sistema Nacional de Educação.
Os professores, as professoras e os mediadores(as) têm ampla experiência e especialização nas temáticas que serão tratadas durante esse módulo. Para melhor aproveitamento do percurso no Módulo II, solicitamos a realização de leituras prévias e atenção aos vídeos recomendados por especialista nas temáticas, no sentido de torná-lo mais estimulante e agradável.
Acessem os textos para leitura prévia, os vídeos e o programa do Curso, no espaço do Módulo II.

Saudações pedagógicas.
Erlando Rêses e Madalena Torres
Coordenadores Pedagógicos