- Quem Somos
- Fóruns de EJA
- Temas da EJA
- Segmentos
- Multimídia
- Áudio
- Audiovisual
- Boletins
- Calendário Histórico
- Coleção Educação Para Todos
- Documentos
- Eventos
- Fóruns Mundiais
- Galeria de imagens
- Homenagens Póstumas
- Juventude e Integração Sul-Americana
- Livros
- Mapa do analfabetismo
- Notícias
- Palestras
- Pesquisas
- Produções Acadêmicas
- Proyecto BEPA
- Publicações Eletrônicas
- RE-FLETIR
- Relatórios Técnicos
- Reportagens
- Tema
- Textos
- Encontros
- Paulo Freire
- Cursos
Módulo II - EJA Trabalhadores e o mundo do trabalho
Ementa: Mundo do trabalho e sua metamorfose, Mundo do trabalho como eixo gerador da produção de outros conhecimentos, Economia Solidária articulada com outras políticas públicas que tenham foco na elevação da escolaridade, alfabetização e educação de jovens e adultos, Mundo do trabalho, Movimento popular e sindical e currículo de EJA.
Professores: Erlando da Silva Reses, Adriana Almeida Sales de Melo, Simone Aparecida Lisniowski, Maria Luiza Pereira Angelim e Renato Hilário dos Reis.
Período: 29/04 a 02/06
__________________________________________________________________
Orientações para estudo e avaliação dos cursistas
Este Módulo II tem por objetivo abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores com foco no Mundo do Trabalho tomando como marcas desafiadoras desta realidade educacional: a referência aos ciclos vitais (juventude, vida adulta, velhice) dos sujeitos aprendizes no tensionamento entre a desigualdade social e a diversidade, a lógica disciplinar na produção do conhecimento escolar e o mundo do trabalho, hegemonicamente capitalista, no qual se insere o Diálogo entre Trabalhadores na condição/papéis sociais de estudantes e de professores da rede pública no contexto das políticas públicas de EJA.
Neste sentido, reafirmamos o desafio da prática político-pedagógica transformadora com vistas à construção coletiva de uma escola pública centrada no interesse dos trabalhadores como classe, na qual os professores e profissionais da educação, também, se identifiquem como tal. Para tanto, os professores e profissionais da educação como participantes do mundo dos trabalhadores assumem, sob o princípio da construção coletiva, a Gestão democrática, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), do Perfil participativo dos estudantes trabalhadores, do Currículo em Movimento, das Estratégias didático-pedagógicas colaborativas, da Definição de ambientes de aprendizagens e linguagens multimídia, do Processo de avaliação/auto-avaliação, da Coordenação pedagógica colegiada, da Formação continuada como CTARD –Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede.
Vamos abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e o mundo do trabalho, tomando-o como espaço-tempo em movimento criativo* do SER humano, no Brasil/Distrito Federal, pela construção coletiva de uma nova sociedade, diante das contradições DES-humanas impostas pela hegemonia capitalista.
*criativo,aqui compreendido como o poder criador/transformador de cada SER humano situa dono tempo-espaço, exercendo a sua única e singular possibilidade de ESCOLHER (livre arbítrio).
Para tanto, propomos como atividade avaliativa deste módulo sua participação efetiva postada nos 2(dois) tópicos do Fórum de EJATrabalhadores, Territorialidade e Mundo do Trabalho:
Tópico 1 (70 pontos):
Construção do conhecimento sobre EJATrabalhadores, Territorialidade e Mundo do Trabalho, compartilhando com os colegas questões num texto reflexivo (mínimo de 10 linhas) que possam alimentar a construção do PIL, a partir da leitura compreensiva dos cinco (5) Textos básicos indicados e visionamento de dois (2) Documentários indicados a seguir:
1 - Bom dia meu nome é Sheila:
http://www.youtube.com/watch?v=KVRwnko8YfA
2- O mundo global visto do lado de cá http://www.youtube.com/watch?v=UUB5DW_mnM (Globalização. Milton Santos). Diretor Silvio Tendler
Tópico 2 (30 pontos):
Levantamento preliminar do perfil ocupacional e/ou profissional dos estudantes de EJA da sua turma na unidade escolar, identificando na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf, quando for o caso, acrescido de correspondentes informações sobre as relações de trabalho implicadas ( trabalho informal,trabalhador cooperativado, empregado, empregado terceirizado, empregad@doméstic@, trabalhador autônomo, micro-empresário, pequeno-empresário, servidor público efetivo e outras ) e estabelecendo relações com os dados da CODEPLAN publicados no Relatório de Pesquisa de Dados por Amostragem Domiciliar – PDAD do DF, em 2011 nos itens 4.5- Instrução e 4.6-Trabalho e Rendimento com foco na cidade de sua unidade escolar. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/Pesquisas%20Socioecon%C3%B4micas/PDAD/2012/PDAD-DF-2011-091112.pdf
Para maior aprofundamento sugere-se temáticas e fontes de consulta a seguir:
Transformações e Desafios do Mundo do Trabalho
- Desemprego e as novas relações sociais provocadas pelas mudanças no mundo contemporâneo Visionamento da entrevista do Sociólogo Francês Robert Castel no Programa Roda Viva da TVCultura:
http://www.youtube.com/watch?v=IQL30uwBMXg
- SADI, Dal Rosso (Org) O Trabalho na Capital. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A2E7311D1012FEAA3403E09B2/TrabalhonaCapital.pdf
- Painel do 3º Encontro Presencial sobre EJA e o Mundo do Trabalho, Educação do campo-CONTAG, Economia Solidária-FBES e Educação Inclusiva ANPAE http://forumeja.org.br/node/1737
Economia Solidária
- Fórum Brasileiro de Economia Solidária www.fbes.org.br
- Textos de Paul Singer e Cláudio Nascimento www.fbes.org.br
- Livros e Textos de André Mance www.solidarius.com.br
- Textos de Débora Nunes UNIFACS/EPADE http://www.rts.org.br/publicacoes/arquivos/relatorio_seminario_salvador.doc
- MTE/SENAES http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_formacao_centro.asp
Trabalhadores em movimento:outra sociedade é possível?
- Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF): http://www.mst.org.br/node/9047
- Educação do campo do MST www.mst.org.br
- Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) “voto não tem preço, tem conseqüências! www.mcce.org.br .
Sugestãode consulta:
1) Material didático destinado aos estudantes da EJA Cadernos de EJA da UNITRABALHO ( www.unitrabalho.org.br ).Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13536%3Amateriais-didaticos&catid=194%3Asecad-educacao-continuada&Itemid=913
2) Material didático da coleção Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos, publicadopelo MEC/SECAD. Disponível em: http://forumeja.org.br/node/887
3) Código Brasileiro de Ocupações (CBO) - http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf
Sugestão de filmes : A agenda; Segunda Feira ao sol; Ou tudo ou nada; O corte; Germinal; Tempos modernos; A classe operária vai ao paraíso; A guerra do fogo; A Revolução não será televisionada; Conterrâneos velhos de guerra; Eles não usam black tie; Ladrões de bicicleta; Notícia de uma guerra particular; O homem que virou suco; Onde sonham as formigas verdes; Preto contra branco; Surplus; Trabalhar cansa; O som ao redor; Histórias de um Brasil Alfabetizado;
Para refletir : Saúde do Trabalhador
FREITAS, Leda G. Saúde e Processo de Adoecimento no Trabalho dos Professores em Ambiente Virtual, tese de doutorado na Universidade de Brasília, 2006.
Para você um bom trabalho/aprendizagem colaborativa em nossa CTARD!
Professores: Erlando da Silva Rêses, Adriana Almeida Sales de Melo, Simone Aparecida Lisniowski, Renato Hilário dos Reis, Maria Luiza Pinho Pereira e Tutoras(es).
Textos básicos a serem lidos na ordem que se segue:
§ 1. RÊSES, Erlando da Silva(org.) Cultura do Trabalho na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, 2013.
§ 2. ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
§ 3. MARX,K.& ENGELS,J.O trabalho assalariado e capital
§ 5. NOSELLA, P. Educação e Trabalho: Território e Globalização
Attachment | Tamanho |
---|---|
1._Texto_Cultura_do_Trabalho_modulo_II.pdf | 452.69 KB |
2._Engels_Papel_do_Trabalho.pdf | 39.39 KB |
3._Marx_Trabalho_Assalariado_e_Capital.pdf | 182.8 KB |
4._Engels_origem_familia_propriedade_privada_estado.pdf | 249.15 KB |
5._Trabalho_Educacao_e_Territorio_NOSELLA_Paolo_2011.pdf | 59.83 KB |