Skip to Content

Módulo III - Introdução Conceitual para a Educação na Diversidade e Cidadania

Ementa: Educação como direito fundamental, Educação na diversidade e as diferentes populações, Educação na diversidade e os temas da diversidade.

Professores: Erlando da Silva Rêses, Adriana Almeida Sales de Melo , Sinara Pollom Zardo, Jair Reck, Maria Luiza Pinho Pereira, Simone Lisniowski e Tutores(as).

Período : de 03 de junho a 07 de julho de 2013 - Créditos: 03

Estimados Cursistas:

Sejam bem-vindos a este espaço de construção de nossa aprendizagem, na Comunidade deTrabalho/Aprendizagem em rede na Diversidade -CTARD. Desejamos a todos(as) boas leituras e bom aprendizado!

ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO MÓDULO III

Estimado (a) Professor (a) Cursista,

Este módulo aborda a situação da Educação, especificamente da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a diversidade brasileira, no que tange às suas concepções e controvérsias.

A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva nas leituras e visionamento do vídeo indicado e na construção coletiva do conhecimento a ser gerado no Fórum Educação na Diversidade e Cidadania, a partir da sua contribuição (resposta e interação) e dos demais colegas com a mediação dos professores- tutores, conforme o que se segue:

MATERIAL BÁSICO

1. Vídeo " O Povo Brasileiro ", baseado na obra de Darcy Ribeiro, a partir das matrizes:

2. Texto de autoria coletiva Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA "Brasil: Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao longo da vida", apresentado pelo governo brasileiro na Conferência Latino-americana e do Caribe, no México, em setembro/2008;

3. Texto: As Políticas de Diversidade no Governo Lula – Sabrina Moehlecke

4. Texto: Subalternos e Periferias: uma leitura a partir de Gramsci - Giovanni Semeraro

Tópico 1 (até 18 de junho)

Com base no vídeo “O Povo Brasileiro” e na leitura já realizada, elaborar um texto (10 a 15 linhas), na forma de relato reflexivo sobre experiências significativas constituintes da sua memória educativa, como sujeito aprendiz em relação à sua identidade como brasileiro(a) na diversidade. Postar e debater (interagir) no Tópico 1 do referido Fórum (50 pontos).

Tópico 2 (até 07 de julho)

Com base na leitura do material básico, elaborar um texto (10 a 15 linhas), compartilhando possíveis experiências de suas práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos-EJA na diversidade, estabelecendo relação com o seu Pré-Projeto de Intervenção Local -PIL. Postar e debater (interagir no Tópico 2 do referido Fórum (50 pontos).

Atenção: A avaliação terá como critérios: a leitura do texto e visionamento do audiovisual- bases e demonstração de sua reflexão na resposta; (b) a interação com a resposta dos colegas e(c) o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Para seu aprofundamento e consultas opcionais, sugerimos uma bibliografia complementar e sítios selecionados, aos quais poderão ser acrescentadas suas indicações.

Professores: Erlando da Silva Rêses, Adriana Almeida Sales de Melo , Sinara Pollom Zardo, Jair Reck, MariaLuiza Pinho Pereira, Simone Lisniowski e Tutores(as).

Textos base do Módulo III:

AttachmentTamanho
Artigo_Curriculo_Diferenca_Cultural_Antonio_Flavio_Barbosa_Moreira_UFRJ_.pdf105.47 KB
Artigo_Educacao_Campo_revista_Brazilian_cultural_studies_Jair.pdf465.13 KB
Candau_Sociedade_escola_e_cultura.pdf134.64 KB
Critica_a_pos-modernidade_Antonio_Maia_e_Renato_Oliveira.pdf116.84 KB
Desigualdade_Racial_Brasil.pdf484.47 KB
Desigualdades_raciais_Livro_IPEA_2008_1_.pdf3.49 MB
Diversidade-na-educaCAo-reflexOes-e-experiEncias_Marise_Ramos.pdf589.34 KB
documentobaseCONFITEA.pdf8.71 MB
PF_Pedagogia_Oprimido.pdf413.75 KB
Trabalho_na_Capital_livro.pdf5.46 MB