- Quem Somos
- Fóruns de EJA
- Temas da EJA
- Segmentos
- Multimídia
- Áudio
- Audiovisual
- Boletins
- Calendário Histórico
- Coleção Educação Para Todos
- Documentos
- Eventos
- Fóruns Mundiais
- Galeria de imagens
- Homenagens Póstumas
- Juventude e Integração Sul-Americana
- Livros
- Mapa do analfabetismo
- Notícias
- Palestras
- Pesquisas
- Produções Acadêmicas
- Proyecto BEPA
- Publicações Eletrônicas
- RE-FLETIR
- Relatórios Técnicos
- Reportagens
- Tema
- Textos
- Encontros
- Paulo Freire
- Cursos
Módulo III - Introdução Conceitual para a Educação na Diversidade e Cidadania
Ementa: Educação como direito fundamental, Educação na diversidade e as diferentes populações, Educação na diversidade e os temas da diversidade.
Professores: Erlando da Silva Rêses, Adriana Almeida Sales de Melo , Sinara Pollom Zardo, Jair Reck, Maria Luiza Pinho Pereira, Simone Lisniowski e Tutores(as).
Período : de 03 de junho a 07 de julho de 2013 - Créditos: 03
Estimados Cursistas:
Sejam bem-vindos a este espaço de construção de nossa aprendizagem, na Comunidade deTrabalho/Aprendizagem em rede na Diversidade -CTARD. Desejamos a todos(as) boas leituras e bom aprendizado!
ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO MÓDULO III
Estimado (a) Professor (a) Cursista,
Este módulo aborda a situação da Educação, especificamente da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a diversidade brasileira, no que tange às suas concepções e controvérsias.
A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva nas leituras e visionamento do vídeo indicado e na construção coletiva do conhecimento a ser gerado no Fórum Educação na Diversidade e Cidadania, a partir da sua contribuição (resposta e interação) e dos demais colegas com a mediação dos professores- tutores, conforme o que se segue:
MATERIAL BÁSICO
1. Vídeo " O Povo Brasileiro ", baseado na obra de Darcy Ribeiro, a partir das matrizes:
2. Texto de autoria coletiva Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA "Brasil: Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao longo da vida", apresentado pelo governo brasileiro na Conferência Latino-americana e do Caribe, no México, em setembro/2008;
3. Texto: As Políticas de Diversidade no Governo Lula – Sabrina Moehlecke
4. Texto: Subalternos e Periferias: uma leitura a partir de Gramsci - Giovanni Semeraro
Tópico 1 (até 18 de junho)
Com base no vídeo “O Povo Brasileiro” e na leitura já realizada, elaborar um texto (10 a 15 linhas), na forma de relato reflexivo sobre experiências significativas constituintes da sua memória educativa, como sujeito aprendiz em relação à sua identidade como brasileiro(a) na diversidade. Postar e debater (interagir) no Tópico 1 do referido Fórum (50 pontos).
Tópico 2 (até 07 de julho)
Com base na leitura do material básico, elaborar um texto (10 a 15 linhas), compartilhando possíveis experiências de suas práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos-EJA na diversidade, estabelecendo relação com o seu Pré-Projeto de Intervenção Local -PIL. Postar e debater (interagir no Tópico 2 do referido Fórum (50 pontos).
Atenção: A avaliação terá como critérios: a leitura do texto e visionamento do audiovisual- bases e demonstração de sua reflexão na resposta; (b) a interação com a resposta dos colegas e(c) o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Para seu aprofundamento e consultas opcionais, sugerimos uma bibliografia complementar e sítios selecionados, aos quais poderão ser acrescentadas suas indicações.
Professores: Erlando da Silva Rêses, Adriana Almeida Sales de Melo , Sinara Pollom Zardo, Jair Reck, MariaLuiza Pinho Pereira, Simone Lisniowski e Tutores(as).
Textos base do Módulo III: