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PAF – Programa de Alfabetização de Funcionários da UFSCar

PAF – Programa de Alfabetização de Funcionários da UFSCar

O PAF foi organizado em 1980, atendendo à solicitação dos funcionários (pessoal administrativo e de campo, zeladoria etc.) da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, que se organizavam visando a melhores condições de trabalho. O momento era de forte articulação e retomada de experiências de educação de adultos pela sociedade civil, iniciadas com a abertura política de 1978. Por sua vez, o Grupo de Alfabetização criado na UFSCar em junho deste ano tinha também a motivação imediata da eleição do reitor, a ser realizada em sufrágio universal.

A primeira fase dos trabalhos ocorreu entre outubro e dezembro 1980, atendendo a 40 funcionários. A retomada da proposta de alfabetização de adultos sistematizada por Paulo Freire ocorreu ao mesmo em que era discutida a importância política da educação e a função da escola no processo de socialização do conhecimento historicamente elaborado. Nesse sentido, o PAF foi um laboratório privilegiado de aprofundamento dessa problemática e de experimentação de um processo de alfabetização com a participação ativa de alfabetizandos e alfabetizadores, como momento de alfabetização dos primeiros e de formação dos segundos.

Na segunda fase do referido processo, realizada em 1981, foi organizado o Seminário de Aperfeiçoamento dos Trabalhadores, que abrangeu a pós-alfabetização e a elaboração dos Livros de Leitura 1 e 2, a partir de textos dos alfabetizandos, e a produção do jornal Participando. Esse modo de trabalhar foi inovador, envolvendo a redefinição do modo de introduzir as noções fundamentais da matemática.

O PAF é uma das experiências de alfabetização de adultos mais bem-refletida e avaliada. Além do material didático, sobre ele e a partir dele foi produzida farta e importante documentação, em termos de relatórios e textos, relacionada a seguir e em sua maior parte reproduzida neste módulo.

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