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PEJ - PEJA

PEJ   – Programa de Educação Juvenil
PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos

O PEJ foi criado em 1985-1986, como uma das metas do Programa Especial de Educação, elaborado sob a coordenação de Darcy Ribeiro, vice-governador e secretário de educação na gestão de Leonel Brizola como governador do estado do Rio de Janeiro. Foi implantado majoritariamente nos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública do município do Rio de Janeiro, quando Maria Yeda Linhares era a secretária de educação. Mais tarde, expandiu-se por outros municípios do estado, principalmente na região serrana.

Sua proposta inicial assumia como pressupostos teórico-metodológicos a pedagogia freireana e apresentava como base a interdisciplinaridade, considerada como um processo de trabalho no qual os conteúdos e objetivos de cada disciplina deveriam convergir na proposta metodológica. O ponto de partida era a alfabetização, entendida em sentido amplo e articulada à noção de cidadania. A estrutura do programa previa turmas pequenas, atendidas por professores especialmente preparados. Seu currículo era inovador, compreendendo Matemática, Realidade Social e Cidadania, Saúde, Educação Física e Cultura, interligadas à dinâmica da Alfabetização. A entrevista realizada com José Pereira Peixoto Filho, em março de 2005, e a dissertação de Marilda de Jesus Henriques, Programa de Educação Juvenil: uma nova proposta de alfabetização de adolescentes, defendida em 1988 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambas reproduzidas neste documentário, historiam e analisam esta primeira fase.

Após as novas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n 9.394/96), o Programa passou aceitar formalmente a matrícula de adultos, mudando sua designação para PEJA. Um histórico e uma breve análise sobre sua criação e seu desempenho, no período 1986-2000, consta do relatório de pesquisa elaborado por Osmar Fávero, Eliane Ribeiro Andrade e Ana Karina Brenner, “Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)”, publicado no livro Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA; um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras, coordenado por Sérgio Haddad (São Paulo: Global e Fapesp, 2007).

O PEJA funciona até hoje, oferecendo os dois segmentos do ensino fundamental, com os componentes curriculares organizados em blocos, que são desdobrados em unidades de progressão, desenvolvidos em dias-aula e não em horas-aula. Conta também com um sistema de avaliação continuada que possibilita aos alunos ingressarem a qualquer tempo em um bloco mais adiantado, desde que tenham desempenho satisfatório no bloco anterior. Essa organização didática foi precursora dos ciclos atuais.

No período 2000-2009, o PEJA sistematizou um processo de formação de seu quadro de pessoal, assumido como política pública pelo município do Rio de Janeiro. Foram realizados três cursos breves de atualização, em convênio com a PUC-Rio e a UFF, atuando inicialmente em polos geográficos e após em minicursos nos campi universitários. Esses cursos motivaram a realização de três cursos regulares de especialização, por meio de convênio com a Universidade Estácio de Sá. Muitos dos egressos desses cursos concluíram ou estão frequentando o mestrado e vários estão chegando ao doutorado.