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SEJA/POA

SEJA/POA – Secretaria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

No período 1989/2004, nos 16 anos da administração da coligação liderada pelo PT – Partido dos Trabalhadores, no Rio Grande do Sul, cujo carro-chefe foi o Orçamento Participativo e, em sua decorrência, a prioridade dada ao projetoEducação Cidadã, foi implantada inovadora política pela SEJA – Secretaria de Educação de Jovens e Adultos de Porto Alegre, que se irradiou pelos municípios vizinhos. Sua melhor expressão ocorreu no CMET – Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, de Porto Alegre.

Assim como no PEJ/PEJA e no MOVA, essa política assume os princípios da educação popular e da educação de adultos, fortemente baseada na pedagogia de Paulo Freire. No período, definiu uma proposta inovadora: as totalidades do conhecimento e, a partir dela, elaborou uma nova proposta curricular, na qual o saber adquirido na experiência de vida é ponto de partida para a aquisição do saber historicamente acumulado e considerado necessário para a formação pessoal e a prática social.

Caderno Pedagógico n. 8, que traz a concepção de Totalidade de conhecimentos definida como base teórico-metodológica para as instituições que desenvolviam a EJA, e a série Cadernos de Trabalhador, ambos publicados pela SEJA/POA, configuram-se como material didático bastante original, concretizando a proposta elaborada e demonstrando os resultados da experiência. Ambos estão reproduzidos neste documentário.