Skip to Content

MEDALHA PAULO FREIRE - 2006

É com grande satisfação que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC anuncia os ganhadores da Medalha Paulo Freire em 2006. Para a concessão da Medalha foram avaliados projetos de alfabetização de jovens e adultos, cuja metodologia permitiu inferir que os mesmos estão contribuindo:

I - para a redução dos índices de analfabetismo, mediante a oferta de práticas inclusivas de qualidade e que busquem a garantia de permanêcia e continuidade do aluno em programas de educação de jovens e adultos; 

II - para o fortalecimento do processo de mobilização nacional em proveito da universalização da alfabetização e educação de jovens e adultos.

De dezesseis projetos recebidos pela SECAD, oito foram pré-selecionados por uma equipe formada por técnicos dessa Secretaria que realizaram visitas técnicas in loco e apresentaram relatórios para análise da Comissão Julgadora, formada por representantes da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – CNAEJA, a saber: Célio da Cunha (Unesco), Maria América Assis de Castro (Consed), Edna Castro de Oliveira (Fóruns de EJA) e Timothy Denis Ireland (SECAD).

A Comissão decidiu, considerando os critérios de distribuição regional e tipo de entidade, propor a entrega de cinco Medalhas Paulo Freire em 2006 para: Projeto SESC Ler no Amazonas (AM), Projeto Sal da Terra: Educação e Solidariedade (PB), Projeto Nunca é tarde para aprender do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP (DF), Programa AJA-Expansão da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (GO) e Projeto Alfabetiza Santa Catarina da Secretaria de Estado, Educação e Inovação de Santa Catarina (SC).

Além dos prêmios concedidos, a Comissão concedeu três menções honrosas aos seguintes projetos de alfabetização: Projeto SESC Ler na Paraíba (PB), Projeto da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini (RS) e Projeto Como Diz o Ditado do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (RS).

Segundo a Portaria n. 51 de 07 de abril de 2006, que disciplina o processo de concessão, um representante de cada instituição agraciada com a Medalha Paulo Freire comparecerá à abertura do VIII ENEJA para participar da solenidade de entrega dos prêmios.