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Módulo IV : Sujeitos da EJA e Trabalhadores

Ementa: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, Direito de Aprender de todos e de cada um: Gênero, Raça, Etnia, Diversidade Sexual, Mundo do Trabalho, EJA como espaço facilitador de múltiplas aprendizagens, Educação libertadora em EJA.

Estimado(a) Professor (a) Cursista,

Este módulo tem por objetivo abordar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando os ciclos vitais, a partir de 15 anos e mais (dispositivo legal), que é a lógica de organização do sistema escolar, e incorporando a sua condição de sujeito trabalhador no mundo do trabalho, ou seja, espaço-tempo de realização e constituição de saberes e do Ser-humano no processo de seu auto-(re)conhecimento.

A atual relação do trabalho com a educação realiza-se de acordo com o que é estabelecido pelo modo de produção capitalista de organização da produção. É nesse sentido que o mundo do trabalho é reduzido à perspectiva do emprego. A Educação deve ser compreendida como potencializadora do trabalho, enquanto atividade humana, entendido como princípio educativo centrado na vida, com a participação direta da sociedade no trabalho socialmente produzido. Essa participação deve ser ativa, consciente, crítica e coletiva para que se possa compreender os fundamentos da vida em geral, exercendo a apropriação social de saberes orientados para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das potencialidades e dos sentidos humanos.

Na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores-EJAT em ambiente escolar podemos explorar a riqueza que se passa na mediação político-pedagógica entre professor(a) e educandos(as) como diálogo entre sujeitos trabalhadores na construção de uma nova sociedade.

A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva na construção coletiva do conhecimento a ser gerado nos Tópicos 1 e 2 :

TÓPICO 1 (08 A 21/07– com base na leitura A, B, C e visionamento D e indicações complementares/opcionais, elaborar um texto reflexivo de 10 a 15 linhas (60 pontos) que expresse sua compreensão, posicionamento crítico e contextualizado sobre a significação dos sujeitos de EJA trabalhadores na perspectiva do auto-(re)conhecimento , de modo a compartilhar com os demais colegas.

A. Leitura ou releitura do livro de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido”, escrito em outono de 1968 em Santiago-Chile (1ª edição em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão e, somente em 1975, publicado em português no Brasil) http://forumeja.org.br/files/PedagogiadoOprimido.pdf

B. Leitura do Capítulo IV: “Evoluindo e Gerando Conhecimento” do Livro Educação Superior a Distância – Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR) de autoria de Angelim, M. L. e Rodrigues, M.A, 2009. http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-publicados-pela-catedra/educacao-superior-a-distancia/livro-educacao-superior-a-distancia-comunidade-de-trabalho-e-aprendizagem-em-rede-ctar

C. CASTELLS, Manuel . Redes de Indignação e Esperança – movimentos sociais na era da internet. Publicado em 2013 pela Zahar . http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/15208452.pdf.

D. Visionamento do vídeo da última entrevista de Paulo Freire (15min.), realizada em sua casa em 17de abril de 1997 (faleceu em 02/05/97)

OUTROS VISIONAMENTOS COMPLEMENTARES/OPCIONAIS

1. Do Micro ao Macrocosmo - Power point sonorizado: http://forumeja.org.br/macroaomicro

2. Vídeo-clip Encontro de Gerações - História escrita, história vivida (07min.) 

3. Vídeo do Milton Santos no Programa Roda Viva( 23min.) com transcrição.

4. Vídeo/filme Pièrre Fatumbi Verger – Um mensageiro entre dois mundos http://www.youtube.com/watch?v=9XhxbOOC7Bw

5. Vídeo-animação sobre o Manifesto Comunista, de Marx e Engels, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw

TÓPICO 2 (22 A 28/07)- Dando continuidade às reflexões/contribuições de identificação do “trabalhador que estuda” iniciadas no Módulo II – Tópico 2 estamos considerando a inadequação da atual SOME-Solicitação de Matricula Escolar preenchida pelos estudantes de EJA trabalhadores, objeto de permanente reivindicação de mudança do GTPA-Fórum EJA/DF, objeto de pesquisa do PROEJA-Transiarte (UNB/FE-Capes 2007-2012), objeto de estudo do PIL de Cardoso, Sandra Amélia e Sobrinho, Nelson Moreira, no I Curso 2009/10, objeto de ação gestora de mudança da equipe da CEJAd/SUBEB/SEE-GDF, desde 2011, com meta de implementação do formulário específico de matrícula na EJA “SOMEJA”, a partir de 2014, sendo experimental no final deste semestre nas matrículas de estudantes procedentes do DF Alfabetizado-Juntos por uma nova história.

Como ação colaborativa entre a produção de conhecimento, neste II Curso (2013/14), e a iniciativa da CEJAd/SUBEB/SEE-GDF (2013) de produção de três instrumentos/formulários em fase de elaboração propomos (40 pontos) analisar e sugerir alterações, focando o público-alvo do seu PIL numa perspectiva de educação libertadora, postando e compartilhando com os demais colegas e a mediação dos professor(a) mediador(a).

VEJA NOS LINKS ABAIXO ESSES FORMULÁRIOS:

  1. Perfil dos(as) Docentes da Educação de Jovens e Adultos
  2. Perfil da Educação de Jovens e Adultos – PEJA
  3. Formulário de matrícula SOMEJA

TÓPICO do MÓDULO X– Construção processual (do módulo IV ao X) para avaliação no Módulo X (10 pontos): Galeria de Imagens da EJAT - Como forma de dar visibilidade ao mundo dos(as) trabalhadores(as) jovens e adultos que estudam, propomos iniciar a construção de uma Galeria de Imagens com fotos ou audiovisuais produzidos pelos próprios estudantes trabalhadores que represente o seu trabalho e as relações envolventes, ou seja, o ambiente de trabalho, o deslocamento para o local de trabalho, a execução do trabalho individual ou coletiva, etc, com a devida autorização de todas as pessoas fotografadas (formulário de autorização na plataforma). A galeria será montada no momento da apresentação do PIL e terá lugar também na plataforma do curso.

Para seu aprofundamento e consultas opcionais, sugerimos uma bibliografia complementar e sítios selecionados, aos quais poderão ser acrescentadas suas indicações.

Anima-nos a seriedade com que muitos cursistas, professores-tutores e professores estão aproveitando desta fecunda oportunidade de construção da CTAR pelo avanço da EJAT “libertadora” no DF, desejamos um bom trabalho/aprendizagem

Professores: Erlando da Silva Rêses, Renato Hilário dos Reis, Simone Lisniowski, Maria Madalena Tôrres, Hélvia Leite Cruz, Maria Luiza Pinho Pereira, Márcia Castilho de Sales e Professores -Tutores (as).

Textos básicos do Módulo IV:

AttachmentTamanho
PedagogiadoOprimido.pdf441.67 KB
capitulo_4_CTAR.pdf1.12 MB