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Módulo VII - Avaliação

MÓDULO VII - AVALIAÇÃO 

Ementa: Metodologia de sistematização de experiências e elaboração de projetos, Metodologias de avaliação de projetos, Integração com o Projeto de Intervenção Local-PIL na CTARD.  

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE O MÓDULO VII – AVALIAÇÃO

Estimado (a) professor (a) Cursista,

A temática da avaliação, objeto de estudo deste módulo, é ampla podendo ser abordada desde as suas dimensões até seus tipos e etapas.  

Este módulo VII - AVALIAÇÃO - contemplará o Projeto de Intervenção Local – PILa partir do diagnóstico, como etapa avaliativa de uma determinada situação, realidade ou problema. Por isso, objetiva a elaboração do Diagnóstico, primeiro passo de uma avaliação e, como tal, ponto de partida para a elaboração do seu PIL.

► O que é um Projeto de Intervenção Local- PIL?

O termo projeto vem do latim projectu, que significa projetar. Assim, um projeto de intervenção objetiva dar conta de um conjunto de propostas, que buscam solucionar uma problemática, por meio de ações que a atinja;

► Qual a importância de um Projeto de Intervenção Local - PIL?

Um Projeto de Intervenção é importante porque nasce da percepção de um problema, propiciando a sistematização das reflexões ocorridas em relação a uma determinada situação, cuja solução seja resultante de sua implementação. Como o nome mesmo diz, aplica-se à intervenção em situações reais, caracterizando-se como um projeto de ação;

► Como se elabora um Projeto de Intervenção Local- PIL?

A partir da observação de uma determinada realidade, cuja reflexão/análise permita o diagnóstico de uma situação relevante, passível de ser problematizada. Isso porque o que não é problematizado, não é pensado. Desta forma, seleciona-se um tema, descrevendo e contextualizando a situação problematizada, de modo a identificar a intervenção proposta, apresentada por meio de objetivos e atividades, que busquem minorar ou solucionar a situação objeto de intervenção.

Lembre-se que, para a apresentação da proposta do seu PIL, você identificou uma necessidade ou "situação-problema" em sua realidade local, cuja possível solução ou resposta demanda a implantação do seu PIL. Por esta razão, temos a expectativa de que o estudo deste módulo propiciará a você a oportunidade de conhecer os fundamentos de um diagnóstico emancipador (leitura obrigatória)seus princípios e características básicas, objetivando a construção, reflexão e socialização do diagnóstico elaborado.

Para realizá-lo, primeiramente, você já deve ter atualizado seus dados no seu Pré-Projeto apresentado, por ocasião de sua inscrição neste Curso. Procure refletir em que medida os momentos vivenciados, bem como os estudos realizados neste seu Per-curso, contribuíram para a fundamentação e construção do seu PIL.

Assim, recomendamos que você estude o texto indicado como leitura obrigatória, pois ele permitirá o conhecimento básico sobre a temática em foco. Se desejar, você poderá, também, aprofundar o seu estudo, consultando os textos/links de leitura complementar indicados.

Feito isto, procure fazer um (Re) conhecimento da realidade local relacionada ao seu PIL objetivando elaborar o Diagnóstico. 

Sugerimos que você organize e sistematize suas REFLEXÕES a partir dos seguintes aspectos:

a) Tema do PIL

b) Realidade Observada (Situação-Problema identificada)

c) Como o estudo e as discussões realizadas no seu Per-curso ajudaram você a avançar com relação ao seu PIL?

A discussão deste Módulo será desenvolvida no Fórum em dois tópicos:

Tópico 1- Elaboração do diagnóstico do PIL e reflexões teórico/conceituais.

Como você vislumbra a aplicabilidade dos princípios e as características básicas de um diagnóstico emancipador com vistas a elaboração do PIL?

Tópico 2 - Socialização do diagnóstico elaborado no PIL. 

O conteúdo do diagnóstico deve observar os itens solicitados no roteiro.O seu diagnóstico deve ser anexado ao tópico 2 e salvo o arquivo com a extensão doc ou txt. 

Sobre a Avaliação deste Módulo:

► No tópico 1 serão avaliados os seguintes aspectos: apresentação da experiência prática individual e/ou grupal na elaboração do diagnóstico; reflexão teórica/conceitual articulada ao texto lido(diagnóstico emancipador); comentários e/ou questões, ampliações de ideias frente ao abordado na intervenção de outros colegas no fórum. (25 pontos)

► No tópico 2 serão avaliados a elaboração do Diagnóstico (50 pontos), bem como a socialização e discussão (25 pontos) realizada sobre o seu diagnóstico ou de seu grupo em relação aos demais, considerando a coerência em torno das ideias apresentadas e socializadas.

 

Bom estudo-trabalho!piscando

Observação: Está claro, pelo princípio orientador deste Curso, a CTAR - Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede, que a interação entre os Projetos de Intervenção Local é muito bem vindo. Diante disso, convidamos/provocamos a todos (as) para "vasculhar" as problematizações e os levantamentos dos demais colegas em outras turmas para identificar semelhanças e convergências e possibilidades de formação de grupos ou de trocas de reflexões e experiências. Sabemos das dificuldades práticas de reunião e implementação de projetos em conjunto, no entanto, acreditamos na riqueza do compartilhamento, da colaboração e da cooperação e na construção coletiva como resultado de um processo dinâmico de pensar juntos uma realidade com propostas concretas. Além disso, seria uma oportunidade de pensar e explorar as ferramentas tecnológicas disponíveis. O desafio não é pequeno, mas o resultado parece instigante!

Professoras: Elizabeth Danziato Rego, Márcia Castilho de Sales, Danielle X. Pamplona Nogueira, Girlene Ribeiro de Jesus e Equipe de Tutores (as).

 

LEITURA COMPLEMENTAR - As publicações indicadas a seguir versam sobre a Avaliação dos Cursos de Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Continuada na Diversidade, Cidadania/EJA, realizados pela UnB/UAB/MEC:

Livro: Educação a distância no Ensino Superior: interlocução, interação e reflexão sobre a UAB na UnB. Capítulo: Avaliação Externa do Curso a Distância: Educação na Diversidade. A Pesquisa avaliativa como estratégia de avaliação institucional em EAD: a experiência da graduação em Pedagogia. P. 137.

SITIOS/SITES PARA CONSULTA E APROFUNDAMENTO:

http://clubensayos.com/Temas-Variados/UBICACI%C3%93N-DEL-METODO/64610.html

http://www.librairiedialogues.fr/personne/michel-seguier/582300/

http://www.decitre.fr/livres/construire-des-actions-collectives-9782850085567.html

http://www.decitre.fr/livres/construire-des-actions-collectives-9782850085567.html#biography_info

Período de realização: 23 de setembro a 13 de outubro/2013.

“[...] quando assumimos voluntariamente o que nos condiciona transformamos a estreiteza em profundidade” (Graciliano Ramos)