Skip to Content

Módulo IX - Aspectos políticos-pedagógicos da EJA Trabalhadores

Ementa: Estratégias didático-pedagógicas para a EJA. O currículo de EJA: a proposta de ensino e aprendizagem e registro/ avaliação da aprendizagem. Concepções sobre alfabetização/EJA e suas respectivas metodologias. A prática pedagógica escolar enquanto prática social. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e a formação continuada em grupo. Metodologiasde formação de leitores e práticas sociais de leitura e linguagens multimídia. Função social da Língua Portuguesa e da Matemática e outras áreas de conhecimento: Pedagogia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Ciências Naturais, Biologia, Química, Física, Educação Física, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Francesa. Metodologias de formação de escritores e práticas sociais da escrita e linguagens multimídia.

Professores: Erlando Rêses, Maria Luiza, Maria Madalena, Shirleide, Simone e Tutores.

Período: 11/11/2013 a 15/12/2013.

 

Estimado (a) Professor (a) Cursista,

Chegamos neste Módulo IX, após o 1º.Encontro Presencial, sucessivos Módulos (em particular o módulo II) e o 2º. Encontro presencial, com o propósito de continuarmos nosso “Per-curso” “alimentando” o Projeto de Intervenção Local-PIL a cada Módulo - construindo nossa CTAREJA. Sugerimos que releia, como exercício de síntese, TODAS as SUAS reflexões e do SEU GRUPO do PIL, desde o Módulo I, incluindo as contribuições do 1º e do 2º Encontros presenciais.

Este módulo IX tem por objetivo abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores com foco nos Aspectos Político-Pedagógicos, tomando como marcas desafiadoras desta realidade educacional: a referência aos ciclos vitais (juventude, vida adulta, velhice) dos sujeitos aprendizes no tensionamento entre a desigualdade social e a diversidade, a lógica disciplinar na produção do conhecimento escolar e o mundo do trabalho, hegemonicamente capitalista, no qual se insere o Diálogo entre Trabalhadores na condição/papéis sociais de estudantes e de professores da rede pública no contexto das políticas públicas de EJA no DF. Neste sentido, reafirmamos o desafio da prática político-pedagógica transformadora com vistas à construção coletiva de uma escola pública centrada no interesse dos trabalhadores como classe, na qual os professores, também, se identifiquem como tal. Para tanto, os professores como participantes do mundo dos trabalhadores assumem, sob o princípio da construção coletiva, a Gestão democrática, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), do Perfil participativo dos estudantes trabalhadores, do Currículo integrado/Matriz curricular em movimento, das Estratégias didático-pedagógicas colaborativas, da Definição de ambientes de aprendizagens e linguagens multimídia, do Processo de avaliação/auto-avaliação, da Coordenação pedagógica colegiada, da Formação continuada como CTAREJA.

Neste aspecto, os textos e vídeos apresentados visam problematizar algumas questões tais como: existem possibilidades educativas em grupos intergeracionais em ambiente escolar? É possível explorar a lógica disciplinar, multi, inter e transdisciplinar em EJA? É possível assumir o trabalho como princípio formativo em EJA, em particular o PROEJA (Ensino Fundamental/Formação Inicial e Continuada - FIC e Ensino Médio/Educação Profissional Técnica - EPT? É possível exercitar coletivamente a construção de uma nova sociedade com práticas pedagógicas na escola pública de EJATrabalhadores?

A- Com base nas leituras e visionamentos indicados, elabore um Texto Reflexivo  para postar e compartilhar com os colegas no Tópico 1 do Fórum EJA Trabalhadores – aspectos político-pedagógicos (60 pontos) que expresse: a) sua compreensão e posicionamento sobre a origem, desenvolvimento e estado da “arte” da sua área de conhecimento disciplinar e das possibilidades de exercitar a pluri/multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na EJATrabalhadores; b) sua análise crítica propositiva sobre o currículo em movimento para a EJATrabalhadores. Para tanto, propomos:

1- Leitura Básica do Texto "Marx e Engels: crítica da educação e do ensino" de Roger Dangeville 

2- Power-point Currículo em movimento na EJA do DF – apresentação no 2º. Seminário de Formação, 12/03/13 de Maria Luiza Pereira e Re-leitura do Capítulo IV: “Evoluindo e Gerando Conhecimento” do Livro Educação Superior a Distância – Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR) de autoria de Angelim, M. L. e Rodrigues, M.A, 2009. (do Módulo IV)

3- Leitura Básica do texto “Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade” de Basarab Nicolescu-1999 

4- Re-leitura e re-visionamento do conteúdo do blog da CEJAd: http://juntosnaejadf.wordpress.com/

5 - Consulta em sítios sobre a sua área de conhecimento - Disciplinas da Educação Básica http://forumeja.org.br/df/areasconhecimento

 

Leituras e visionamentos complementares

1. Texto Declaração de Veneza-1986.

2. Texto Carta da Transdisciplinaridade-Locarno,1994.

3. Visionamento - Encontro Pièrre Weil e Ubiratan D’Ambrosio set.2008 (14’76”)

4. Livro: Educação e Transdisciplinaridade. 1º Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP, Itatiba, São Paulo - Brasil: abril de 1999.

5. Livro: Proeja-Transiarte: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores – E-book ou  PDF.

6. Visionamento do Portal – www.proejatransiarte.ifg.edu.br

7. Consulta complementar em sítios dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED}:

     7.1- GT-18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas

  http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-18?m=18

     7.2- GT-09 – Trabalho e Educação

   http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-9?m=9

7.3 - GT 06 – Educação Popular

http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-6?m=6

 

B - No Tópico 2 do Fórum EJA Trabalhadores –aspectos político-pedagógicos (40 pontos) fundamente e compartilhe com seus colegas sua reflexão sobre as ideias/eixos do PPP Carlos Mota (sustentabilidade, cidadania, integralidade humana, gestão democrática, educação integral e  territorialidade), do Currículo em movimento da EJA (Caderno 7 – Educação de Jovens e Adultos (Cultura e Trabalho) e dos Documentos  Base do PROEJA, propondo estratégias didático-pedagógicas no seu PIL Para tanto, propomos:

1. Re-leitura do Projeto Político Pedagógico Carlos Mota

2. Re-leitura do Currículo em movimento-Caderno 7 – Educação de Jovens e Adultos

3. Leitura do Documento Base do PROEJA- Ensino Fundamental/     Formação inicial e continuada-FIC itens 5 e 6.

4. Leitura do Documento Base do PROEJA- Ensino Médio/Educação Profissional Técnica-EPT itens 3 e 4

5. Leitura sobre experiência de PROEJA e PROEJA-FIC: http://forumeja.org.br/pf/

 

Para você um bom trabalho/aprendizagem colaborativa em nossa CTAREJA!

Professores: Erlando Rêses, Maria Luiza, Maria Madalena, Shirleide, Simone e Tutores.

 

Textos Básicos do Módulo IX:

AttachmentTamanho
carta.trans_.pdf90.62 KB
ciencia_sociedade.pdf82.3 KB
declara.veneza.pdf13.32 KB
proeja_fundamental_adaptado.pdf448.64 KB
proeja_medio_adaptado.pdf331.57 KB
Transdisciplinaridade.pdf239.96 KB