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Didáticos

O Conjunto Didático Poronga (Caderno de Português, Caderno de Matemática e Caderno do Monitor) foi elaborado pelo CEDI, em colaboração como CEDOP – Centro de Documentação e Pesquisa da Amazônia, em 1982, para a alfabetização de seringueiros da região de Xapuri, no Acre, como apoio ao movimento de instalação de cooperativas e luta pela posse da terra, promovido pelo sindicato local.

Esta iniciativa ocorreu no momento de retomada da produção do material didático para a educação popular, interrompida pelo golpe civil-militar de 1964 e ofuscada pela produção massiva do material didático e paradidático feito pelo MOBRAL. Como metodologia, retomou os princípios do Sistema de Alfabetização Paulo Freire, adaptando-os às necessidades e aos interesses dos alfabetizandos e ao contexto de abertura política, com forte expressão dos movimentos sociais populares e dos sindicatos.

Logo em seguida, em 1983, o CEDI aplicou a mesma metodologia na produção do Conjunto Didático O Ribeirinho, para uso do MEB na região do médio Tocantins, no estado do Amazonas. No mesmo ano, promoveu “Um debate sobre a alfabetização de adultos: metodologia e material didático”, reunindo representantes de várias experiências de alfabetização de jovens e adultos, inclusive de Xapuri. Tanto o material do Conjunto Didático O Ribeirinho como relatório do desse debate estão reproduzidos neste documentário.

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