Skip to Content

Mais de 40% dos alunos abandonaram o supletivo, diz Jornal do Tocantins

Dos que ingressaram antes do fim de 2007, 42,7% não
concluíram os estudos, segundo a sondagem suplemento

Wilson Tosta (AE)
Rio

Quase metade (42,7%) dos alunos que, antes do fim de 2007, tentaram retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - antigo supletivo - abandonou a escola antes da conclusão. É o que mostra a pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a sondagem Suplemento, da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) 2007 - Aspectos Complementares da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, a incompatibilidade da escola com o horário de trabalho foi o motivo mais citado para o abandono do ensino. O segundo motivo mais citado para o abandono foi a falta de interesse (15,6%), seguido de dificuldades para acompanhar o curso e falta de compatibilidade com os afazeres domésticos (ambos com 13,6%) e falta de curso próximo à residência (5,5%).

A resposta foi dada por 27,9% do público formado, em sua maioria, por pretos ou pardos, mulheres e de renda domiciliar per capita de até dois salários mínimos.”A pesquisa mostra que as dificuldades desse público de concluir o curso são bastante grandes”, disse o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.

 

 

Fonte: Jornal do Tocantins, 23.05.2009