Skip to Content

Centro de Documentação e Memória de EJA no Tocantins

O que é?
 

O “Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos da Amazônia – Pólo Tocantins” faz parte de uma rede interinstitucional, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como participantes a Universidade Estadual do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS).

O projeto prevê desenvolver coletivamente, no período de 2010 a 2013, pesquisas e atividades de extensão e ensino, contribuindo na formação dos sujeitos envolvidos nas áreas da educação de jovens e adultos da educação popular e dos movimentos sociais.

  
O projeto é coordenado em cada estado pelas IES públicas identificadas, envolvendo uma rede de parceiros em cada Estado, que vão desde os Fóruns de EJA estaduais, às secretarias municipais e estaduais de educação, os conselhos estaduais, municipais de educação, os movimentos sociais que atuam nos campos da EJA, da educação popular e dos movimentos sociais, em especial os que estão envolvidos com jovens, comunidades indígenas, quilombolas, privados de liberdade, populações do campo, estratégias de economia solidária e outras.
 
 
Neste sentido a rede de parceria entre as universidades citadas, se propõe:
1. a organizar permanentemente o acervo documental e bibliográfico sobre a Educação de Jovens e Adultos, em particular, sobre materiais didáticos voltados ao público jovem, adulto e idoso;
2. a constituir base documental para a realização de pesquisas sobre temas da EJA, destacando os relacionados à efetividade das políticas públicas de EJA;

 

Saiba mais: Centro de Documentação e Memória da EJA - polo Tocantins