Skip to Content

FPEJA-TO abre edital para seleção de artigos científicos

(Edital aprovado em 2008, aguardando deliberação do coletivo para aplicação dos recursos)

O Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins (FPEJA-TO) abre seu primeiro edital para a seleção de artigos científicos que comporão livro a ser publicado em agosto de 2008. Entre outros requisitos importantes, podem participar todas as entidades participantes do FPEJA-TO. Saiba como participar, lendo o edital nº 1/2008, de 02.06.2008.

 
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TOCANTINS – FPEJA-TO 
 
EDITAL Nº. 001/2008 
      O Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos (FPEJA-TO) em cumprimento ao seu Regimento comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para seleção de artigos científicos que comporão 01 (uma) coletânea de textos relativos à educação de jovens e adultos (EJA), conforme este edital simplificado:  
·     DO ESCOPO DA PUBLICAÇÃO:
A coletânea de artigos científicos é estruturada em 03 (três) eixos básicos:
1.    Fundamentos Teóricos da EJA: nesse eixo serão contemplados artigos que versem sobre os teóricos da EJA e suas contribuições para a cientificidade desta área educacional.
2.    Fundamentos Metodológicos da EJA: nesse eixo serão contemplados artigos que versem sobre as metodologias da EJA e suas contribuições para a organização do trabalho pedagógico.
3.    Experiências em EJA: nesse eixo serão contemplados artigos que versem sobre experiências educativas realizadas no Estado do Tocantins em EJA.
      
·     DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Para concorrer a este Edital, o(s) candidato(s) deverá(ão) cumprir os seguintes critérios:
    • Pertencer a uma instituição participante do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Tocantins (FPEJA-TO);
    • Ser professor(a), aluno(a), pesquisador(a) ou educador(a) envolvido(a) em atividades educativas da EJA;
    • Enviar artigo científico que cumpra as normas da ABNT e as estabelecidas nesse edital, em item específico;
    • Não enviar mais de um artigo científico como autor principal;
    • Ceder os direitos autorais do artigo produzido para o FPEJA-TO, exclusiva e permanentemente, para publicação, nessa e em outras publicações, em quaisquer meios (impresso ou digital).
 
·     DO PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO E CONDIÇÕES DE ENVIO DO ARTIGO
      A comissão de seleção receberá artigos científicos enviados para o e-mail: francisco.gr@unitins.br (A/C Prof. Gilson) ou CD-R (enviado para Gerência de EJA da SEDUC A/C Prof. Marcos Irondes) no período de 09 de junho de 2008 a 09 de julho de 2008.
          O artigo deverá corresponder às seguintes características para que possa ser enviados para avaliação:
  • O artigo deverá estar entre 10 e 20 laudas (sendo o tamanho de letra 12, Times New Roman, espaço 1,5 cm) incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.
  • A estrutura do texto deverá prever: tema/título, resumo informativo, palavras-chave, textuais (corpo do texto) e referências bibliográficas.
  • O artigo deverá estar revisado em língua portuguesa. Não serão considerados artigos com erros gramaticais ou ortográficos.
  • No artigo não deverá constar nenhuma informação que identifique o autor.
  • Em folha anexa, deverá constar o nome completo do autor (ou autores), titulação(se professor), curso e escola (se aluno), instituição onde trabalha ou estuda, endereço completo para contato e e-mail, se possível.
  • No caso de professores, deverá conter também um resumo de no máximo 90 palavras, sobre seu(s) trabalho(s) desenvolvido(s) na área e em outras pertinentes.
  • As referências bibliográficas deverão seguir as normas atuais da ABNT:
Exemplo:
    • Livros:
      TOBIAS, José Antônio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Juriscredi, 1963.
    • PORTO Jr., Gilson (Org.) Anísio Teixeira e o Ensino Superior. Brasília: Bárbara Bela, 2001.
    • Artigos:
      CAM, Philip. Filosofia e Liberdade. In: KOHAN, Walter Omar e LEAL, Bernardina. Filosofia para Crianças. Vol. 4. Petrópolis: Vozes, 1999.
    • Dissertação /Tese:
REIS, Renato Hilário dos. A Constituição do Sujeito Político, Epistemológico e Amoroso na Alfabetização de Jovens e Adultos. Campinas, SP: Unicamp, 2000. (Tese de Doutorado)
    • Documentos Eletrônicos:
PORTO Jr., Gilson. A Universidade do Distrito Federal (UDF): Um Retrospecto. [Artigo Científico]. 2001. Disponível em: <http:\\www.fe.unb.br/revistadepedagogia>. Acesso em: 10.12.2001.
    • Citações de autores no texto:
O autor deverá ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data da publicação e, quando necessário, página (TOBIAS, 1963:34). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor, no mesmo ano, usar a, b, c, imediatamente após a data.( MARQUES, 1998b). Para obras com mais de um autor usar & para dois e para mais, o primeiro seguido de et al. (FREITAS et al., 1995).
  • Os trabalhos serão avaliados pela comissão de seleção, podendo ser aprovados, devolvido(s) ao(s) autor(es) para eventuais mudanças, ou não recomendados. Os nomes dos autores dos textos a serem avaliados não serão do conhecimento dos avaliadores.
  • A Comissão de Seleção se reserva o direito de dar aos títulos e sub-títulos uma formatação padronizada.
 
·     DA AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS:
Os artigos científicos serão avaliados por uma comissão de seleção constituída pelas instituições participantes do FPEJA e, designada pela Coordenação do Fórum para esta atividade específica.
Serão considerados os seguintes critérios:
·         Aderência as normas presentes nesse edital;
·         Clareza e objetividade da produção científica apresentada;
·         Cumprimento das normas da ABNT;
·         Contribuição do artigo científico para a educação de jovens e adultos no Estado do Tocantins;
                                                          
·     DO RESULTADO:  
 
            O(s) autor(es) serão comunicados, via e-mail, da aprovação do artigo científico submetido e, após isso, convidados para uma reunião com a comissão de seleção para os acertos finais de publicação.  
·     DISPOSIÇÕES GERAIS:
 
           A avaliação da comissão de seleção é determinante para o processo seletivo, não cabendo recursos a decisão da mesma. Os casos omissos não previstos neste edital serão resolvidos pela Coordenação do FPEJA-TO em conjunto com as instituições participantes, em reunião convocada para essa finalidade. 
Palmas-TO, 02 de junho de 2008. 
 
 
                                                            
Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior
Coordenação
Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos (FPEJA-TO)