Skip to Content

Oficina ensina uso de programa para criar sítios acessíveis

O Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Tecnep) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) promovem nas próximas segunda e terça-feira, 25 e 26, uma oficina de formação para a utilização do Gerenciador de Conteúdos Acessível. Essa ferramenta é utilizada na produção de sítios da internet acessíveis a portadores de necessidades educacionais especiais.

A oficina, a ser realizada no Centro de Formação do MEC, em Brasília, é voltada para os representantes da área de tecnologia de informação das cinco instituições gestoras do Programa Tecnep, ou seja, os Institutos Federais do Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Mato Grosso, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Essas instituições passarão a adotar o gerenciador.

O gerenciador foi construído pelo núcleo de acessibilidade do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal Rio Grande do Sul. O criador do programa, Carlos Tristacci, é bolsista do campus Bento Gonçalves. O estudante explica que a ferramenta foi desenvolvida juntamente com um modelo de página de internet. Nele o internauta, independentemente de sua deficiência, poderá encontrar diversos recursos de acessibilidade.

O gerenciador é uma ferramenta para que usuários, mesmo desprovidos de conhecimento técnico, possam facilmente cadastrar conteúdos em um sítio, de acordo com diretrizes de acessibilidade.

Tristacci explica que a vantagem desse gerenciador em relação a outros já conhecidos é que ele é mais simples e possibilita ao usuário o cadastro de conteúdos. “O usuário que cadastra o conteúdo ou o administrador do sistema são guiados por passos. Assim só podem avançar depois de utilizar o passo anterior”, conta. Dessa forma, o usuário pode focar em uma funcionalidade de cada vez.

O gerenciador possui várias funcionalidades que atendem sítios de pequeno e médio porte. Atualmente, estão sendo desenvolvidos novas funcionalidades para que possam ser atendidos sítios de grande porte e portais.

O projeto do gerenciador teve início em fevereiro deste ano e sua primeira versão estava disponível no final de abril. A usabilidade do gerenciador foi testada por vários usuários. Todos o consideraram uma ferramenta fácil de ser usada. 

Ana Júlia Silva de Souza, MEC, 22.05.2009