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9ª Reunião técnica dos Fóruns EJA

REUNIÕES DE REPRESENTANTES DE FÓRUNS

 

20.08.2009

Início: 20:35

Encerramento:  22:17

 

Presenças:

Adelaide - PA, Alexandre - MT, Analise - MG, Gilson - TO, Janaina - GO, Marcos - ES, Nilton – Amazonas, Rafaela – PA, Raimunda – RO, Rubens - AL, Shirlene - AP, Sulivanha - RO.

 

QUANTO À AGENDA TERRITORIAL

Rubens relatou que, no encontro chamado pelo MEC/SECAD, até hoje foi falado da importância fundamental da instalação da Agenda Territorial em cada estado e no DF.

Informou que em seus relatos foi grande o número de representantes de gestões estaduais e municipais que não sabem o real atendimento da EJA; que não sabem o que é efetivamente a proposta da Agenda Territorial, que não sabem que a verba já foi depositada e outros que procuravam uma verba que não tinham. Esclareço que receberam Nordeste e o Pará.

Perguntou-se quanto dos recursos do Fundeb foi disponibilizado pra EJA? Do recurso da agenda, quanto já foi utilizado e em que?  E o retorno destes dados foi mínimo.

 

Adelaide e Rubens destacaram a participação de Tânia (que atualmente ocupa a função que foi ocupada pelas companheiras Margarida e Cida Zanetti). Avaliam que ela tem uma fala pertinente em relação aos movimentos. Ela vem é do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

 

Rubens informou que o tema de amanhã é somente a Agenda.

 

Informou ainda que na ultima reunião da CNAEJA foi solicitado aos representantes da UNDIME e do CONSED que façam um esforço junto aos secretários para que estes assumam a questão da Agenda Territorial e a efetivem.

 

Quanto à utilização da verba do FUNDEB para a educação a distância na EJA, foi dito que não há impedimento legal, mas é uma despesa que não gera receita.

 

Eu informei que, em Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação está implantando o Telecurso em parceria com as organizações Roberto Marinho. Foi solicitado que eu divulgasse as argumentações da PBH para fazer tal parceria e passo a fazê-lo:

“a proposta é para os jovens de 15 a 18 anos, com a presença física de professor, com 3 ou 4 horas diárias de aulas, em sala de aula. E o princípio básico da metodologia é a interação professor-aluno, aluno-aluno. O processo de socialização, os trabalhos em grupos. As experiências apresentadas são de alguns estados brasileiros e alguns municípios (Rio de Janeiro, Tocantins, Recife, Amazonas, etc.). Que os gestores da SMED informaram na lista dos Fóruns de Minas que pessoas da equipe da Prefeitura de Belo Horizonte fizeram  visitas às salas de aula e dialogaram com professores e alunos. O trabalho é feito com unidocência, mas são equipes de professores das diversas disciplinas com formação coletiva e para cada 10 turmas , um coordenador pedagógico.  A avaliação  é sistemática, feita por todos, alunos, professores, coordenadores e formadores.  Que a PBH reforça que NÃO É TELECURSO NAQUELA LÓGICA DE SUPLÊNCIA. O DIREITO DE VIVENCIAR O ESPAÇO ESCOLAR COM MOMENTOS RICOS DE SOCIALIZAÇÃO ESTÁ ASSEGURADO.  O tempo do aluno é 100 % presencial, não existe nada não presencial. O que mais se preza é a qualidade da aprendizagem, e a condição de continuidade no Ensino Médio, tendo construído as competências, capacidades e habilidades necessárias para a conclusão do Ensino Fundamental. A própria metodologia contribui para a elevação da auto-estima, PORQUE O ALUNO SE SENTE SUJEITO DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. FICAM MUITO EVIDENTES OS OBJETIVOS DA FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA, PARA A CIDADANIA.

Quanto à formação profissional (Qualificação profissional básica inicial), a intenção é organizar cursos que projetem esse sujeito para o técnico do Ensino Médio, inclusive aproveitando  o 1° módulo do E.F. no Ensino Médio. Já têm parceria com o CEFET para o PROEJA-FIC em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. E que querem muito que as parcerias sejam com instituições que trabalham com o técnico de Ensino Médio, para que esses jovens possam dar continuidade nessas instituições.”

Informei também que a medida já foi questionada pelo representante do Conselho Municipal de Educação no Fórum que evidenciou que nós Fóruns de EJA precisamos discutir essas parcerias, seus processos e essa grande inclinação por resultados. E, em especial, que impactos este medida pode trazer para EJA?

 

Marcos levantou a importância de invertermos a lógica da reunião amanhã: O MEC é que tem que dizer aos Fóruns qual é o encaminhamento que ele dará agora para que a Mesa se efetive e chegue aos seus objetivos. Que o MEC diga também o que entende que seja papel dos Fóruns de EJA. Houve concordância geral.

 

QUANTO AO ENEJA:

Discutimos a necessidade de tomar todos os cuidados de assepsia no trato das questões que podem estar relacionadas ao problema da gripe A: boletim informativo, chamada no Portal a ser elaborada pelos Coordenadores de Fóruns.

 

Avaliamos que, para evitar o que se tem percebido em outros ENEJAs quando o Fórum anfitrião é sobrecarregado com questões das mais diversas naturezas trazidas, nem sempre de forma, solidária e fraterna,  foi prudente o indicativo da lista para que o Fórum do Pará conte com a colaboração dos cinco delegados indicados por cada delegação.

Estes indicados terão como tarefa colaborar na organização com o Fórum do Pará  responsabilizando-se por receber e entregar as pastas com o material de SUA delegação; ajudando nas coordenações de mesas fazendo relatório e encaminhando-o imediatamente à Comissão Oficial; ajudando em cada momento de reunião de grupo (seja que grupo for); ajudar passando as listas de presença de cada grupo e se responsabilizando por entregá-las na coordenação geral; ajudar dando recados para SUA delegação para liberar a coordenação geral; ajudar afixando os relatórios parciais liberados pela Comissão de Relatoria Oficial em locais que permitam a leitura antecipada pelos interessados.

Além disso, discutimos a necessidade de que eles e elas também assumam a tarefa de informar aos delegados de SUA delegação sobre a necessidade de que cada um leve ao Pará máscara, álcool gel, termômetro, tome as vacinas devidas.

 

Adelaide informa que lá haverá médicos, enfermeiros e ambulância durante todo o tempo do ENEJA.

 

Gilson, Alexandre e Rubens enfatizam a necessidade de que cada Delegação cuide de si, de sua participação, de seus cuidados com assepsia, de sua participação no encontro de trabalho que é o ENEJA. Houve concordância geral.

 

Adelaide informa que a verba disponibilizada pelo MEC bancou alimentação e hospedagem dos delegados ao ENEJA e que o demais está sendo bancado pelo governo do estado.

 

O Fórum do Pará informou que não foram encaminhadas  às sistematizações das discussões de cada Fórum Estadual e Distrital (que foram solicitadas até o dia 15 de agosto) para que o documento produzido pudesse chegar a tempo para ser discutido e divulgado junto aos delegados.

 

Definimos também sobre a dinâmica da Mística do dia 18.09, pela manhã, no ENEJA. Entretanto, não posso relatar o que definimos, pois concordamos que será surpresa.

 

 

QUANTO À CONFINTEA

Adelaide disse também que Timothy informou que dia 10.09, haverá um encontro de membros da UNESCO, em Belém, aberto para 1000 pessoas, tipo um “ensaio geral da Confintea VI”. É UM ENCONTRO GOVERNAMENTAL.

Segundo informações, cinco chefes de estado estão confirmados para a CONFINTEA VI.

 

Depois de encerrada a reunião, repassamos o conteúdo das discussões aos companheiros (as) que chegaram em vôos posteriores aos nossos.

 

 

 

 

 

21.08.2009

Início: 12:10

Encerramento: 13:07

 

QUANTO À AVALIAÇÃO, ELEIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - CNAEJA, definimos um conjunto de ações que se complementam, a saber:

  1. Imediatamente os representantes começam a avaliação pela lista de coordenadores;
  2. Até o ENEJA os Fóruns discutem dentro de suas possibilidades de organização sobre os critérios necessário a um(a) candidato(a) a representar os Fóruns de EJA do Brasil na CNAEJA;
  3. A pauta de discussão para a reunião por regiões no ENEJA, além de definir questões do EREJA será discutir propostas desses critérios;
  4. A Plenária do ENEJA define os critérios;
  5. Após o ENEJA reunião de retorno dos Fóruns a seus estados discute nomes a serem levados à Reunião Técnica de outubro;
  6. Reunião de representantes em outubro elege.

 

Atualmente os representantes dos Fóruns de EJA do Brasil na CNAEJA são o Jerry (MG) e o Rubens (AL).

 

QUANTO A UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO DA AGENDA TERRITORIAL, para além da Roda de Conversa, foi feita proposta que será trabalhada pelos representantes de Fóruns para se avaliar a viabilidade.

Então, foi isto.

Solicito que caso eu tenha esquecido algo, algum dos presentes, complete, conserte, aprofunde, discorde, mas façam isto logo antes que as pessoas passem a reproduzir o que aqui relatei.

Os ppts e os gráficos e os tudos que foram apresentados nos dois dias anteriores o povo do Portal já postou nesta lista e (acho que) também no Portal.

Sandra, o que copiamos não gravou. Encaminhe o seu pra mim novamente, pf!

 

Obrigada,

Analise