Skip to Content

Entenda o que é analfabetismo

Entenda os conceitos

 

Analfabetismo (ou analfabetismo pleno)

Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares (números de telefone, preços etc.). (Fonte: INAF)

 

Alfabetismo rudimentar

Corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta), ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica. (Fonte: INAF)

 

Analfabetismo funcional 

"O termo analfabetismo funcional foi utilizado [...] para designar um meio termo entre o analfabetismo absoluto e o domínio pleno e versátil da leitura e da escrita, ou um nível de habilidades restrito às tarefas mais rudimentares referentes à “sobrevivência” nas sociedades industriais." (Fonte: Ribeiro, 1997, p. 145)

 

Níveis de Analfabetismo funcional (Fonte: INAF)

Alfabetismo básico - As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, pois já lêem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, lêem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma seqüência simples de operações e têm noção de proporcionalidade. Mostram, no entanto, limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.

Alfabetismo pleno - Classificadas neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para compreender e interpretar elementos usuais da sociedade letrada: lêem textos mais longos, relacionando suas partes, comparam e interpretam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses. Quanto à matemática, resolvem problemas que exigem maior planejamento e controle, envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área, além de interpretar tabelas de dupla entrada mapas e gráficos.

 

Leia mais  

Alfabetismo funcional: Referências conceituais emetodológicas para a pesquisa

Analfabetismo e analfabetismo funcional no Brasil

Analfabetismo funcional: uma introdução ao problema

Analfabetismo y adolescencia: historias de exclusión

Indicadores de alfabetização no Brasil: problemas e perspectivas

Evolução do analfabetismo no Brasil 2004-2009 (2010): Relatório / Gráficos