Skip to Content

XI ENEJA em Belém: subsídios para discussão

Colegas, circulou na lista de e-mail dos Fóruns EJA Brasil, uma contribuição para nossa memória das discussões em torno da preparação do XI ENEJA que ocorrerá em Setembro/2009 na cidade de Belém(PA), proveniente do Fórum Mineiro de EJA.

Disponibilizo aqui para mantermos essa memória e agregarmos nossas discussões.

 

Em 12/05/09, analisejesussilva <analiseforummineiro@gmail.com> escreveu:

 

Bom dia!

Neste momento de construção coletiva do ENEJA XI, avalio como importantíssimo lembrar o que o ENEJA X  definiu sobre o ENEJA XI e o que os representantes de Fóruns reunidos em Brasília, no último dia 17 definiram. Considero assim, pois avalio que não vamos definir por nossos desejos individuais o que fazer, né!

Daí, segue(em caso de dúvida, favor consultar os documentos originais):

I - Definições quanto ao ENEJA XI (lembro que o Eneja X - Rio das Ostras - reafirmou todos os itens definidos no Eneja IX - Faxinal do Céu):

9.1.Que as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais

assumam despesas de passagens de seus profissionais que participarem do ENEJA, bem como abonar os dias de faltas dos professores relativos aos dias de realização do evento;

9.2.Que os critérios de participação no ENEJA sejam definidos pelos FÓRUNS locais, mas que garantam pelo menos um ano de participação no FÓRUM para eleição como delegado(a);

9.3.Que no próximo ENEJA, a tarde do penúltimo dia seja dedicado a atividades culturais/livres para evitar o esvaziamento de outros momentos e viabilizar o trabalho da relatoria;

9.4.Iniciar o ENEJA com uma análise de conjuntura, revendo o formato de organização do evento: menos acelerado, com um turno para discussão dos segmentos e garantindo a participação de todos os sujeitos na construção dos ENEJAS a partir dos Estados;

9.5.Garantia da presença dos educandos(as) nos ENEJAs, com presença de, pelo menos um delegado por estado, com gastos orçados no projeto de financiamento do evento;

9.6.Avaliar o formato dos encontros, buscar realizá-los tendo como referência os princípios que defendemos para a EJA como, por exemplo, de forma mais circular, levando em conta o tempo do sujeitos.

9.7.Que o tempo para debate seja maior buscando a horizontalidade e a complementaridade de experiências e saberes, acolhendo os participantes que vem pela primeira vez, inclusive na possibilidade de questionamento acerca de consensos construídos ao longo dos ENEJAS anteriores, aprofundar os dissensos.

9.8.Realização de análise de conjuntura no início do encontro com contribuição para nos situarmos no cenário político nacional e internacional.

9.9.Buscar uma maior participação dos movimentos sociais na organização e coordenação dos ENEJAS.

9.10.Retomar a prática da construção coletiva nos FÓRUNS, a partir da elaboração de documento, por estado, que faça um balanço da ação do FÓRUM no acompanhamento das políticas, apontando desafios e avanços, precedendo o ENEJA,  consolidando da organização dos trabalhos do ENEJA.

9.11. Para a continuidade da defesa de políticas públicas para a EJA, a plenária aprovou a candidatura do FÓRUM de EJA do Pará  disponibilidade para acolher o próximo Encontro Nacional.

O FÓRUM comprometeu-se a dar seguimento ao processo de construção coletiva do evento, buscando informações indispensáveis nos FÓRUNS que já sediaram eventos e subsídios na rede virtual, mediada pelo Portal dos FÓRUNS de EJA do Brasil, dinamizando a construção coletiva e cumprindo as deliberações deste ENEJA.

II - Reunião de Representantes:

Quanto ao ENEJA XI (chique, né!), O Fórum do Pará informou os
desafios que vivenciaram até agora para firmar as parcerias e definir questões de estrutura para a realização de nosso encontro.

Deliberamos sobrea necessidade de reafirmamos que:

Þ Cada delegação se organize para retornar após o encerramento do evento e que aquela que não proceder assim deverá providenciar o retorno por conta própria;

Þ Tenhamos plenária final com número significativo de presenças;

Þ Somente delegados e convidados tenham direito de participar do encontro;

Þ As inscrições sejam feitas via senha do coordenador estadual. Se não foi inscrito e não foi convidado não pode permanecer no encontro. É uma responsabilidade nossa de representante fazer um levantamento de vôo e informar que a opção de vôo deve ser a que contemple o final do evento.

Þ Que a listagem de inscrição será colocada no portal para ajudar na conferência do estado de quem realmente é delegado.

Þ Que se informe quanto o evento custa e o tamanho do buraco e caso tenha que abandonar o evento saberá quanto de dinheiro público está desperdiçando.

Þ Que a categoria de convidados seja preenchida com pessoas que participaram nos fóruns a, pelo menos um ano, e que vão ao ENEJA entendendo que não se trata de mais um evento.

Þ Que não haja grandes palestras com grandes celebridades, pois trata-se de um encontro de trabalho

Þ Que não sejam muitas temáticas para evitar que se passe por cada uma rapidamente, sempre achamos que temos que definir um eixo central.

Þ O tema central do ENEJA XI é Identidades dos Fóruns de EJA: conquistas, desafios e estratégias de lutas.

Þ Teremos como objetivos organizar educadores e educandos para reivindicar seus direitos.

Þ Necessidade de construção coletiva da compreensão de que o ENEJA é o ponto máximo do ano e que, portanto, passa por quem somos, o que queremos e para onde vamos? Importância de um ENEJA voltado à discussão da sua identidade, conceituação, busca de identidade, momento de se discutir a identidade dos fóruns.

Þ Importante que cada Fórum vá para o ENEJA com o dever de casa cumprido, pois as celebridades aparecem para tapar os buracos construídos pelos que não fazem o dever de casa. Portanto, a temática deverá ser construída por cada fórum e encaminhada até junho para que se monte um documento preparatório real.

Þ Pautado neste documento de cada fórum estadual no ENEJA um coordenador puxa uma discussão regional para promover o encontro regional do ano seguinte.

Þ Importância de termos um momento de "análise de conjuntura".

 

Espero que isso nos ajude a pensar as próximas plenárias regionais e a estaduais.