Skip to Content

Seminário popular 20 anos de Fórum EJA/ES e 10 anos do Comitê da Educação do Campo/ES: memórias, encontros e lutas

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos e o Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo celebram com alegria 20 anos de luta e resistência pela Educação de Jovens e Adultos e 10 anos pela Educação do Campo no ES. O encontro tem como objetivo: avaliar os processos de luta da EJA e da Educação do Campo pela via da reflexão crítica das memórias e dos desafios do presente; fortalecer ações conjuntas que nos permitam enfrentar os desafios impostos pelo atual momento do país. Essa conjuntura tem destituído direitos dos trabalhadores e acentuado o desmonte da escola pública, pela via do fechamento de escolas, turmas e turnos. Assim, o Fórum EJA/ES junto ao COMECES buscam, em movimento de luta constante, se articular na defesa contra a mercantilização da educação pública.

Data: 23 de novembro de 2018

Local: Auditório CCJE/UFES

Inscrição para submissão de trabalhos (até o dia 11/11)

Inscrição para ouvintes

Nota Fórum de Educação de Jovens e Adultos

A Coordenação do Fórum Estadual de Educação

Considerando a necessidade de ampla participação da sociedade civil no acompanhamento do Plano Estadual de Educação do ES que foi aprovado de forma autoritária pela LEI 10.382 para o período 2015-2025;

Considerando que o fórum Estadual de Educação não cumpriu sua função por ação deliberada do Secretário de Educação, que praticamente não o convocou nem viabilizou seu funcionamento;

Considerando o não respeito e empenho para o cumprimento das metas previstas, em função do fechamento de escolas;

 Considerando que o tempo exíguo de final deste governo não garantirá o amplo e necessário debate;

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos se manifesta contrário à execução da Conferência Estadual conforme pauta proposta.

IFES oferece vagas para cursos Proeja

Os cursos Proeja são uma oportunidade para você, maior de 18 anos, fazer um curso profissionalizante gratuito e concluir o ensino médio ao mesmo tempo!

Serão ofertadas vagas para os seguintes cursos (Campus Vitória)

  • Técnico em Guia de Turismo (3 anos e meio - Noturno);
  • Técnico em Hospedagem (3 anos e meio - Noturno);
  • Técnico em Segurança do Trabalho (4 anos - Vespertino);
  • Técnico em Metalurgia (4 anos - Noturno);

Os requisitos para a inscrição dos candidatos são:

  • Possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula;
  • Ter idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia da matrícula;
  • Não ter concluído o Ensino Médio.

Documentação exigida para inscrição:

Reunião Fórum Estadual de Educação

Reunião Fórum Estadual de Educação 

Aconteceu no dia 08/10, segunda feira, reunião extraordinária convocada pelo Fórum Estadual de Educação com participação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do ES, com a seguinte pauta: Conferência Estadual de Educação 2018

Data: 08/10/2018

Horário: 14h

Local: Secretaria de Estado da Educação (SEDU) 

Audiência pública em Conceição do Castelo 21/09

A audiência pública popular em Conceição do Castelo aconteceu no dia 21 de setembro de 2018, reunindo alunos, professores, pais de alunos, representantes do município e de sindicatos, e comunidade, além de contar com a participação do Fórum EJA do Espírito Santo, totalizando 134 pessoas presentes na reunião. 

As discussões iniciais se desenvolveram a partir da apresentação de dados sobre a educação do município, evidenciando o fechamento de escolas e turmas de EJA em Conceição do Castelo.

Também foi uma das pautas de discussão a tentativa de implementação de uma Escola Viva no município. Pais e alunos se mostraram fortemente contrários a essa decisão imposta pela Secretária de Estado de Educação, que de forma autoritária tenta remanejar alunos do campo para a sede do município, desconsiderando a realidade da região e os entraves e dificuldades que esses alunos enfrentarão na saída do campo para a cidade. Assim, as discussões se seguiram com professores e alunos apresentando seus questionamentos quanto ao futuro das escolas do campo e às implicações que sua falta pode ocasionar na vida dos alunos.  

Conteúdo sindicalizado