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I Seminário Nacional - UFMG

Este espaço é reservado para informações acerca do 1° Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens Adultos, que se realizou em Minas Gerais. Cujo árduo trabalho resultou na publicação de um belo livro.

 

 

 

 

 

A temática sobre a formação do educador no campo da EJA têm ocupado cada vez mais lugar de destaque. Sendo uma entre tantas questões discutidas na EJA, a formação vem sendo colocada como uma das estratégias para se avançar na qualidade da educação. Pergunta-se como vem se dando a preparação dos educadores para atuarem na EJA? Em que momentos e em quais espaços essa formação vem sendo realizada? Quais têm sido as exigências, as expectativas e os interesses colocados para esse processo de formação? Quais as instituições que vêm assumindo o papel, a função de formadora de educadores? Desta forma, no VII ENEJA – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado no Distrito Federal em 2005, o segmento que reúne os professores das Instituições de Ensino Superior discutiu e decidiu por encaminhar ao Ministério da Educação, como umas das propostas ao final do Encontro, a realização de um seminário temático sobre a formação do educador de jovens e adultos. É nesse cenário que se realizou, em maio de 2006, em Belo Horizonte, o Seminário Nacional sobre Formação do Educador de Jovens e Adultos, organizado pelas seguintes universidades federais: de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP), de Viçosa (UFV), de Juiz de Fora (UFJF), de São João del Rei (UFSJ); pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com apoio do MEC e da UNESCO. Este livro é o resultado, o produto final da realização do Seminário. São quinze textos, correspondentes aos quinze autores, apresentados e discutidos no decorrer do evento e o relatório final. Os textos foram agrupados em seis momentos distintos da programação: A Configuração do Campo da EJA; a Formação Inicial da EJA; a Formação Continuada em EJA; a Pesquisa sobre Formação em EJA; A Extensão como Espaço de Formação e; finalmente, a Plenária Final em que se discutiu e aprovou o Relatório como documento de sistematização e contribuição do Seminário.