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Escola Municipal de Senador Canedo - Exposição de Quadros

PROJETO:

"SEMENTES QUE BROTAM ARTES"

 

O projeto visa exercitar os alunos nas principais técnicas de colagem, desenho, espaço visual, e principalmente conhecer os diferentes tipos de sementes, valor nutricional, sua origem, e a necessidade de classificação.

O grupo vai passar por todos os processos de criação que a elaboração do projeto exige:

a) Desenvolvimento de uma idéia para criar ou fazer uma releitura de alguma obra;

b) Transformação desta idéia em uma linguagem (no caso a linguagem visual);

c) Divisão de trabalho entre os participantes do grupo;

d) Execução da obra;

e) Finalização (contando aqui com uma reflexão sobre o trabalho produzido).

O projeto foi desenvolvido nas turmas do 1º Semestre ao 5º semestre da EJA.(Educação de Jovens e Adultos).

 

Recursos Didáticos:

  •  Lápis de cor;
  • Lápis 6B e HB;
  • Canetinhas;
  • Cartolina;
  • Tintas: guaxe, corantes;
  • Colas;
  • Isopor, papelão, compensados, folha de papel chamex;
  • Cartolinas;
  • Vários tipos de Sementes (de uso doméstico, do cerrado, condimentos).

 

Objetivos Específicos:

  •  Compreender a necessidade de classificação dos seres vivos;
  • Conhecer os diferentes tipos de sementes, bem como a sua origem;
  • Compreender os processos de dispersão das sementes.
  • Conhecer o valor nutricional das sementes;
  • Valorizar as diferentes formas de manifestação artísticas como meio de acesso à compreensão das diversas culturas;
  • Prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas;
  • Expor produções artísticas na linguagem visual sobre tema determinado (desenhos, colagens);

 

 Conteúdo expositivo:

  •  A classificação dos Seres vivos;
  • Características das plantas;
  • Plantas com sementes;
  • A semente;
  • Elementos expressivos da linguagem artística visual (atividades: códigos e mais códigos; desenhar para colar,cor, forma, imaginação, criação);
  • “A Caixa Forte dos Alimentos” (Depósito Global de sementes, no arquipélago de Svalbard)  – texto da revista veja de 27 de fevereiro, 2008.

 

 Avaliação:

Para todo o processo de construção/reconstrução do conhecimento são fundamentais a obtenção, o tratamento e a apresentação de informações e resultados de diferentes atividades. Nesse sentido, deve-se avaliar o quanto o aluno desenvolveu/aprendeu as habilidades e /ou procedimentos particulares da disciplina específica. Cabe ressaltar no tocante aos procedimentos que, sendo alunos diferentes uns dos outros, cada qual tem uma preferência, uma forma de se expressar (oralmente, por meio de desenhos, mapas, colagens, etc.) e de realizar as atividades (individualmente, em grupo ou coletivamente).

São várias as possibilidades que os conteúdos oferecem para o desenvolvimento do projeto durante todo o processo de ensinar/ aprender/arte. Portanto os alunos devem ser avaliados pelo professor, por meio da observação, registro e reflexão sobre as atividades desenvolvidas.

 Produções dos alunos durante o desenvolvimento do projeto