Skip to Content

Lançamento dos livros Recontando um conto no CEJA e Cartas e bilhetes no CEJA: vitórias, memórias, sonho e realidade.

Histórias de superação e saudade ganharam vida na tarde desta quarta-feira, 15 de junho de 2016, quando professores, bolsistas e alunos se reuniram para o lançamento dos livros Recontando um conto no CEJA e Cartas e bilhetes no CEJA: vitórias, memórias, sonho e realidade, no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) do Setor Universitário.

Pequenos em tamanho, as obras possuem gigantesco significado para os alunos que, protagonistas de suas próprias histórias, assumiram a autoria dos textos. A alegria também acompanhou a equipe que coordenou o projeto, desenvolvido a partir do trabalho de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), alunos do curso de Pedagogia da PUC Goiás.

"É um processo muito valioso, porque esses alunos percebem que são autores de suas próprias histórias, protagonistas dos seus sonhos", ressaltou o coordenador do subprojeto EJA da PUC Goiás, prof. Nelson Carneiro Júnior. As obras, segundo o professor, também serão de referência para a produção de texto dentro da escola. "Foi uma experiência maravilhosa. Foi um momento de intensa aprendizagem porque aprendemos muito com eles também", afirmou uma das bolsistas do projeto, Marilene Pires.

Sonhos e realidade

Nas páginas dos livros, textos curtos e intensos. O dia a dia e a ficção. Histórias escritas por alunos de realidades e idades diversas. Entre eles, Dalva Caetano, que criou sua versão do clássico A gata borralheira. "Já fui uma gata borralheira. Hoje, me considero uma princesa", brincou. A aluna também não escondeu a emoção pelo momento. "Fiquei 38 anos fora da escola por conta da imposição de meu pai e do meu marido. Agora estou me surpreendendo e surpreendendo as pessoas", refletiu.

Com o sonho de ser escritora interrompido muito cedo por conta de uma depressão, Iraci Duarte, 54, se viu realizada com a oportunidade de mostrar ao mundo seus textos. "Queria ser escritora quando mais nova. Comecei escrevendo poemas, novelas, depois a depressão me fez destruir tudo. Só voltei com elas (as bolsistas) aqui, que fizeram ressurgir o que eu havia matado", disse emocionada.

"Acredito que o projeto trouxe algo diferenciado, algo real, por fazer com que esses alunos não tenham medo de escrever", pontuou a supervisora de campo e professora do CEJA, Lesley Magalhães.

Representando a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, a profa. Janaina Cristina de Jesus agradeceu a oportunidade do trabalho conjunto entre a escola e a universidade e destacou o empenho da instituição em ampliar o diálogo das licenciaturas com o EJA.

O projeto

Realizado durante todo o primeiro semestre com a supervisão da professora do CEJA Lesley Magalhães e acompanhamento do coordenador do subprojeto EJA da universidade Nelson Carneiro Júnior, o trabalho teve como foco o ensino e produção textual de diferentes gêneros literários, como bilhetes, bulas, crônicas, fábulas, contos e romances com alunos dos 3º e 6º semestres do ensino fundamental da escola. Participaram do projeto os alunos bolsistas do Pibid e acadêmicos do curso de Pedagogia da PUC Goiás: Marilene Inocêncio Pires dos Santos, Neilia Cristina Braga do Brasil, Ruth Dias Feitosa, Cláudia de Jesus Silva, Greice da Costa Oliveira, Joel Cláudio da Silva e Magda Maria M. Mariano.

(Via PUC Notícias - 15/06/2016 17h50). Link com matéria completa abaixo:

http://noticias.pucgoias.edu.br/index.php/component/k2/item/8011-universidade-e-ceja-lan%C3%A7am-livros-com-produ%C3%A7%C3%B5es-liter%C3%A1rias-de-alunos

Clique aqui e confira o vídeo da reportagem.