Skip to Content

FORMATURA NA UNIDADE PRISIONAL DE CAMPOS BELOS

FORMATURA NA UNIDADE PRISIONAL DE CAMPOS BELOS

Campos Belos – Goiás, 05 de julho de 2017

 

Há quatros anos, o Colégio Estadual Professora Ricarda em Campos Belos vem oportunizando aos detentos da Unidade Prisional local espaço para uma reeducação com o Projeto “Educando para Liberdade” na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA para Pessoas Privadas de Liberdade – PPL. Entendemos que todos os indivíduos que cometem uma infração, seja ela qual for, esse deve passar por um processo de reeducação durante o cumprimento de sua pena. Nas unidades prisionais em todo Brasil existem escolas do crime, escolas essas que destrói os princípios do “Ser Humano”, fazendo com que toda sociedade se amedronta devido o crescimento das ações violentas deste seres humanos destruídos por sistema arcaico de Execução Penal Brasileiro. Entretanto, procuramos através da sala de aula reconstruí esses princípios destruídos por este sistema.

Várias pessoas, homens e mulheres com sua liberdade privada já passaram pela sala de aula deste grandioso projeto (EJAPPL), alguns não deram valor e perderam a oportunidade por pensarem que eles mesmos não conseguem mais viver uma vida do bem a não ser a do crime, porém, outras conseguiram mudar significadamente a sua vida dentro da unidade carcerária e no convívio na comunidade. Queremos aqui afirmar que este projeto dar certo, mas sozinhos ainda somos muitos fracos, precisamos de toda sociedade, das diversas instituições públicas e privadas, das empresas comerciais entre outras para fortalecer esse projeto e evitarmos que a escola do crime seja maior do que a escola para a vida. Aquele individuo que está preso vai saí em algum momento, queremos que saia como cidadão e cidadã do bem.

Estamos cada vez mais com a necessidade de formarmos cidadãos e cidadãs, sedentos pra viverem em comunidade sendo úteis ao mundo, ao próximo, a construção de novo modelo de sociedade ou a sua reconstrução. Portanto, fechamos neste último semestre no dia 28 de junho de 2017 com a formatura de mais um reeducando, onde não mediu esforços e foi até o final do projeto, concluindo o ensino médio, neste mesmo semestre, dois concluíram o ensino fundamental tendo direito de agora no próximo período escolar cursar o ensino médio. Agradecemos todos os professores e professoras, a coordenação, a secretaria da escola, aos agentes e direção da unidade prisional e a comarca de Campos Belos por apoiar e nos ajudarmos na implementação deste projeto.

Colégio Estadual Professora Ricarda

Diretor: Josivaldo Moreira de Carvalho

Contato: josivaldopjrb@gmail.com tel: 62 999619016

Fotografia: Flávia Gisele