- Portal
- Fórum
- Parceiros
- Encontros
- Educador
- Educando
- Movimentos Sociais
- Ed. Profissional
- Ed. em Prisões
UFG
Produções - UFG
Documentos Oficiciais:
-
Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional deEducação de Adultos - Versão atualizada na CONFINTEA Brasil+6.
Relatórios:
-
FONTENELE, Patricia de Moraes; SANTOS, Andréia Ferreira dos. Análise da Formação continuada do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja-FIC), de 2010 a 2015, na Rede Municipal de Educação de Goiânia. Universidade Federal de Goiás. 2016.
-
MACHADO, Maria Margarida. Educação e Trabalho para Jovens e Adultos – Compreendendo relações e mediações por suas histórias de vida. Universidade de Sevilha – Espanha. 2016.
Ensaios:
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França. É necessário estudar para ter uma vida melhor: fato ou boato? 2016.
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França. A palavra e o feitiço: sobre o poder transformador da educação. 2016.
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França. Uma pequena contribuição da arte culinária para a reflexão sobre a qualidade do trabalho docente – o prazer em aprender. 2016.
Artigos:
-
ALMEIDA, Sônia Maria de; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro.(RE)PENSANDO A PROPOSTA DO PROEJA NO IFMT – CAMPUS VÁRZEA GRANDE: UM OLHAR QUE VAI DA SENSIBILIDADE À DUREZA DA REALIDADE DOS SUJEITOS. 2016
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França. O processo de constituição e implementação das Propostas Político-Pedagógicas da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Goiânia no período de 1993 a 2015: uma pesquisa em andamento. Universidade Federal de Goiás,2016.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas. Dinheiro público, oferta privada: a dinâmica do financiamento e da oferta de educação profissional no sistema S. Goiânia, 2015.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas. A formação do trabalhador no Proeja: entre laços e embaraços do discurso oficial aos diálogos PROEJA/IFG. Goiânia, 2015.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas. Os Institutos Federais e o PROEJA: uma leitura a partir de Pierre Bourdieu. Goiânia, 2015.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Institutos Federais de Goiás e Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os Diálogos sobre a formação do trabalhador?. 2016.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas. Educação profissional e formação integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços, retrocessos e desafios. 2016.
-
BORGES, Cláudia Costa; MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Trabalhadoras em confecções - o tecido, a linha a costura, o trabalho e o sonho de retorno à escola. Goiânia, 2016.
-
BORGES, Cláudia Costa; ARAÚJO, Nayara Cristina Carneiro de, ALVES, Mriam Fábia. O RETORNO DOS JOVENS À ESCOLA: A CENTRALIDADE DO TRABALHO. Goiânia, 2016.
-
BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Fórum Goiano de Educação de Jovens e adultos e o Portal do Fórum: Contribuições na Formação Continuada de Profissionais que Atuam com a Educação de Jovens e Adultos. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, 2015, São Paulo. Anais...São Paulo, 2015.
-
BOMFIM, Raisa Gabriele Martins; FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos e o Portal do Fórum. 2016.
-
COELHO, Heliane Braga.Análise da Educação de Jovens e Adultos no câmpus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG) na perspectiva de Paulo Freire. 2016
-
COELHO, Heliane Braga. Análise da Educação de Jovens e Adultos no câmpus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG) na perspectiva de Paulo Freire. Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás, 2016.
-
FARIAS, Maria do Rosário Teles de. O engajamento de Paulo Freire para a libertação da classe oprimida. In: I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos - I CONPEJA. Rio de Janeiro, 2015.
-
FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Educação de Jovens e Adultos no Portal do Fórum Goiano de EJA: Desafios da Articulação em Redes. In: XIII CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. Goiânia, 2016.
-
FRANCISCO, Maria Aldina G. da S. A experiência do processo educativo interdisciplinar com educandos da EAJA. 2016.
-
FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec.
-
FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. A experiência do processo educativo interdisciplinar com educandos da EAJA. 2016.
-
MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Diversidade geracional na Educação de Jovens e Adultos – implicações para a prática pedagógica. In: Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES, a. 10, v. 19, n. 37, 00-00, jan-jun/2013.
-
MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. A experiência da construção de Centros de Referência em EJA no Brasil – um passo e um descompasso. In: Reunião Regional da Anped Centro-Oeste. Goiânia, GO, 2014;
-
MACHADO, Maria Margarida; MORAIS, Ariadiny Cândido. Sentidos da escolarização na visão dos egressos do Proeja. In: N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.). Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais: Educação de Jovens e Adultos – das políticas às lógicas de ação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL), 2013. (p. 693- 702). ISBN: 978-989-98314-4-5. Disponível em: http://selubet2013.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2014/08/ATAS-FINAl.pdf, acesso em: 01.02.2015.
-
MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Educação de jovens e adultos na próxima década: desafios para a prática pedagógica dos professores. In: Revista Retratos da Escola. Goiânia, GO, 2014.
-
MACHADO, Maria Margarida. Educação de Adultos no Brasil e em Moçambique – histórias de encontros e desencontros na garantia do Direito à Educação. 2016.
-
MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária” . In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) / Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Editora: Janete Maria Lins de Azevedo. – Recife: ANPAE, 2014-.V.30, n.2, mai./ago. -2014. ( ISSN 1678-166X).
-
MORAIS, Ariadiny Cândido. Prática pedagógica e formação dos professores da educação profissional na relação com concepções e princípios do Proeja. Mestrado em Educação. Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. Goiânia,2015.
-
MORAIS, Ariadiny Cândido; MACHADO, Maria Margarida; ALVES, Thiago. A quase invisibilidade de jovens e adultos não escolarizados. In: V SITRE – Simpósio Internacional, Trabalho Relações de Trabalho e Identidade. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação - FaE, Campus UFMG, 2014. (p. 20-36).
-
MORAIS, Ariadiny Cândido. PROFESSORES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROEJA DO IFG – CURSOTÉCNICO EM COZINHA: Concepções e Princípios. Goiânia, 2014.
-
NASCIMENTO, Salmonita Bruno do; CASTRO, Mad’AnaDesirée Ribeiro de. Análise de Conhecimento Histórico Prévio de alunos da EJA do IFG-Goiânia. 2016.
-
NUNES, Maria do Rosário Teles de Farias. “Não fui, e se vou não fico” - a questão da matrícula na educação de adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Goiânia (1997-2013). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE) , Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2016.
-
OLÁRIA; Vânia; NASCIMENTO, Aldemira Rodrigues do. Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03/Ceilândia: Diário de itinerância e construções para uma escuta sensível e coletiva da pesquisa. 2016.
-
OLÁRIA; Vânia. Forma, símbolo e sintoma: imagens e construção de sentidos. 2016.
-
OLÁRIA; Vânia; SOUZA, Vânia de. Imagens como fonte de pesquisa: aportes teóricos de George Didi-Huberman, Erwin Panofsky, Pierre Francastel. 2016.
-
PEREIRA, Josué Vidal .Tendências Históricas da Educação dos Jovens e Adultos no Brasil: da Subordinação a Tentativas de Emancipação.
-
RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. PROEJA dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás: Práticas Pedagógicas e Formação Continuada de Professores. In: Educativa. Goiânia, v. 17, n. 1, p. 253-282, jan./jun. 2014. Disponível em: <seer.ucg.br/index.php/educativa/article/download/3606/2106>, acesso em: 01/02/2015.
-
RODRIGUES, M.E.C; COSTA, C.B. Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia- Goiás/Brasil: um caminho na construção de políticas de estado. In: N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.). Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais: Educação de Jovens e Adultos – das políticas às lógicas de ação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL), 2013. (p. 163 – 173).
-
RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. Fórum Goiano de Educação de Jovens e adultos e o seu Portal do Virtual: Espaços de Luta, Construção Coletiva e Formação Político-Pedagógica. In: VIII Seminário Internacional - As REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, 2015.
-
SANTOS, Andréia Ferrereira dos. Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. In: XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.GOIÂNIA, 2015, Anais...GOIÂNIA, 2015.
-
SANTOS, Andréia Ferreira dos; BOMFIM, Raísa Gabriele Martins; FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Construção do Currículo no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder. Jataí, GO, 2014.
SANTOS, Andréia Ferrereira dos. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, 2015, São Paulo. Anais...São Paulo, 2015.
SANTOS, Marcelo Mendes dos.O Proeja no IFG: o processo seletivo para admissão aos cursos ofertados no Campus Goiânia. Projeto de Pesquisa de Licenciatura em História. Goiânia, 2014.
-
SÁ, Mara Franco de; FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva; SCHVEEIDT, Maribel; SANTOS, Andréia Ferreira. O educando - trabalhador do Programa Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT-CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014.
-
SÁ, Mara Franco de; ALVES, Natália. As contradições do consenso: o ensino profissional português na contemporaneidade. 2016.
-
SÁ, Mara Franco de; FRANCISCO Maria Aldina Gomes da Silva; SANTOS Andréia Ferreira.A formação docente no programa Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educadores.
-
SÁ, Mara Franco de; FRANCISCO Maria Aldina Gomes da Silva; SCHVEEIDT Maribel; SANTOS Andréia Ferreira. O educando - trabalhador do programa Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia.
-
SÁ, Mara Franco de; FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. O Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores.
-
SÁ, Mara Franco de. A educação profissional para jovens : uma análise comparada entre Brasil e Portugal. Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2014.
-
SÁ, Mara Franco de. O ensino profissional português como estratégia para elevação da escolaridade dos jovens em Portugal. 2016.
-
SAHIUM, Maria Clara Lôbo; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; FARIAS, Maria do Rosário Teles de; MORAIS, Ariadiny Cândido. O Portal do Fórum Goiano de EJA no Projeto Educação de Jovens e Adultos: Fórum Goiano de EJA e Grupo de Estudos de Educação de Jovens e Adultos. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT-CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014;
-
SCHVEEIDT, Maribel; FARIAS Maria do Rosário Teles de; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. A relação estética entre o cinema e a educação:uma possibilidade de trabalho no Proeja-FIC. In: V SITRE – Simpósio Internacional, Trabalho Relações de Trabalho e Identidade, a se realizar na Faculdade de Educação - FaE, Campus UFMG, 2014.
-
SCHVEEIDT, Maribel. Educação de jovens e adultos: a identidade dos educandos do Proeja-FIC/Pronatec.
-
SCHVEEIDT, Maribel. A singularidade dos educandos do Proeja- Fic/Pronatec na escola municipal dos flamboyants. Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2014.
-
BOMFIM, Raísa Gabriele Martins; FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PORTAL DO FÓRUM. 2016
-
Brasil, Ministério da Educação. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos - Versão atualizada na CONFINTEA Brasil+6. 2016.
-
VIROTE, Cláudio; ALMEIDA, Gabriela Nogueira; MONTEIRO, Vivian de Faria Caixeta; NUNES, Angela Maria Pacheco. O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOCURRÍCULO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2016.
Folders:
RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. III Seminário CMV. UFMT, Cuiabá, 2016
Posters:
-
ALMEIDA, Sônia Maria de. (RE)PENSANDO A PROPOSTA DO PROEJA NO IFMT – CAMPUS VÁRZEA GRANDE:UM OLHAR QUE VAI DA SENSIBILIDADE À DUREZA DA REALIDADE DOS SUJEITOS.2016.
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França. O processo de constituição e implementação das propostas político-pedagógicas da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação De Goiânia no período de 1993 a 2015
-
FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. Educação de Jovens e Adultos No Portal do Fórum Goiano de Eja: desafios do movimento em redes.
-
VISQUETTI, Carminha Aparecida. O Significado do Proeja na Perspectiva dos Educandos: Uma Análise a partir da Experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT – Campus Várzea Grande. 2016.
-
AMORIM, Rodrigo de Freitas. A formação do trabalhador no Proeja: entre os laços e embaraços do discurso oficial e os Diálogos Proeja no IFG. 2016.
-
AVELAR, Glaucia Maria Morais França; O processo de constituição e implementação das Propostas Político-Pedagógicas da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Goiânia no período de 1993 a 2015. 2016.